Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 5, 2008

Discurso de Obama

obamavictory

Barack Obama termina a campanha em apoteose, perante uma multidão de milhares de pessoas. Este foi um momento histórico que assistimos. Barack Obama é provavelmente o melhor orador da sua geração. E isso deu-lhe um enorme benefício eleitoral nestas eleições. Hoje provou isso mesmo. Não foi o melhor discurso que lhe ouvi, até porque para quem já o ouviu dezenas de vezes, as ideias obrigatoriamente repetem-se. Mas terminou bem a campanha. Amanhã começam as suas dificuldades. Mas foi para isso que foi eleito.

Os Estados Unidos voltam a estar na moda, depois da vitória de Barack Obama esta noite. O anti-americanismo, pelo menos durante os próximos tempos, terá passado de moda. Veremos se Obama consegue manter a América na mó de cima durante muito tempo. Eu fico satisfeito que os Estados Unidos voltem a estar na moda. O mundo é muito mais perigoso sem as pessoas do lado América.

Por fim, a referência justa a David Plouffe e David Axelrod. Obama não os esqueceu esta noite. Os dois homens por trás da vitória. Nos próximos anos, ainda ouviremos falar muito sobre estes dois senhores. Muito provavelmente irão para a Casa Branca trabalhar directamente na Administração Obama.

About these ads

Responses

  1. Nuno..ganhei a aposta..Carolina e Flórida..yes we can..eu sempre acreditei nestes dois Estados..PARABÉNS PELO GRANDE TRABALHO DESENVOLVIDO POR SEU BLOG DURANTE TODOS ESTES MESES..e que o novo Presidente restabeleça a paz e o desenvolvimento,pois será bom para o Planeta.BOA NOITE.

  2. Obrigado Rómulo.
    Um Abraço

  3. Bom dia Nuno,

    Só hoje de manhã cedo soube da vitória de Obama. Sempre senti que isso iria acontecer, a crer nas sondagens, mas acima de tudo no espirito dos americanos que neste momento está a passar por momentos de grande crise.
    Adorei o acompanhamento que fez destas eleições e graças a si consegui compreender melhor o sistema eleitoral americano.

    Não sei se vai continuar a escrever no blogue, mas espero ter notícias suas aquando da defesa da sua tese.
    Muitos Parabéns!

  4. Estou imensamente feliz com a vitória de Obama. Estou certa que fará um excelente trabalho. Obama representa a mudança profunda de uma América mergulhada na guerra do Iraque e em outras decisões desastrosas de G. Bush. Foi preciso que esse incompetente do Bush chegasse ao governo para que os americanos vislumbrassem e aceitassem a mudança trazida pelas mãos de Obama!
    Viva a democracia. Viva a mudança!

  5. O discurso de Obam é um daqueles que ficará na História, como o de Kennedy “Ask Not What Your Country Can Do For You”. ou o ” by the people, for the people” de Roosevelt.

    Como salientava ontem o Paul Begala na CNN, Obama nunca diz “I can”, “I will”. Diz Yes, WE Can. É isso que mobiliza, que empolga, que faz com que as pssoas acreditem que com ele a América vai voltar a ser abençoada.

  6. caro fernando, o discurdo do “a government of the people, by the people and for the people”, é do Lincoln, é o “gettysburg address”
    cumprimentos

  7. [...] LER MAIS [...]

  8. SEM SOMBRE DE DÚVIDAS PARA MIM A PARTE + EMOCIONANTE:

    A história de Ann Nixon Cooper

    “Esta eleição contou com muitas histórias que se irão contar durante várias gerações. Mas aquela que eu hoje trago comigo é sobre uma mulher que depositou o seu voto em Atlanta. Ela é muito parecida com os milhões que aguardaram vez para que a sua voz fosse ouvida nesta eleição, à excepção de uma coisa: Ann Nixon Cooper tem 106 anos”, contou Obama.

    “Ela nasceu apenas uma geração depois da escravatura; numa altura em que não havia carros nas estradas, nem aviões no céu; em que alguém como ela não podia votar por duas razões – porque ela era mulher e por causa da cor da sua pele”.

    “E hoje, penso em tudo aquilo que ela viu ao longo do seu século de idade na América – as dores de cabeça e a esperança; a luta e o progresso; os tempos em que nos foi dito que não podíamos, e as pessoas que empurraram o credo adiante: ‘yes we can'”, reforçou Obama, lançando o repto para uma espécie de salmo, repetido pela audiência: “yes we can”.

    “Quando havia desespero [...] e depressão em todo o país, ela viu uma nação conquistada pelo medo, com um New Deal, novos trabalhos, uma nova sensação de objectivo comum. ‘Yes we can'”.

    “Quando as bombas caíam no porto [Pearl Harbour] e a tirania ameaçou o mundo, ela era testemunha de uma geração que emergia à grandeza e de uma democracia era salva. ‘Yes we can'”.

    “Ela esteve lá para os autocarros em Montgomery, para as mangueiras em Birmingham, a ponte em Selma, e para um pregador de Atlanta que disse às pessoas que elas conseguiriam triunfar. ‘Yes we can'”.

    “Um homem tocou na lua, um muro caiu em Berlim, um mundo ficou ligado pela nossa ciência e imaginação, ‘Yes we can'”.

    “E este ano, nesta eleição, ela tocou com o dedo no ecrã e votou, porque ao fim de 106 anos de América, ao longo das melhores horas e das horas mais sombrias, ela sabe como a América pode mudar. ‘Yes we can'”.

    “América, fizémos um longo caminho. Vimos tanto. Mas ainda há tanta coisa a fazer. Por isso, esta noite, vamos perguntar a nós próprios – se as nossas crianças viveram para ver o próximo século; se as minhas filhas tiverem a sorte de viverem tanto como a Ann Nixon Cooper, que mudança é que vão ver? Que progresso teremos nós feito?”. “Esta é a nossa oportunidade de responder a essa pergunta. Este é o nosso momento. Este é o nosso tempo”, concluiu o novo Presidente dos Estados Unidos da América, o primeiro afro-americano a ocupar esse lugar.

  9. estamos todos muito felizes com esta vitoria de obamão a,porque,não vai beneficiar so os americanos mais sim o mundo todo parabéns e que tudo na tua vida presidencial seje leve começando pela bolsa de valores que é um grande pipino deixado nas tuas mãos

  10. Sai um dos presidentes mais impopulares dos EUA (mas o mais divertido, é preciso reconhecer) e entra um dos mais esperados. Obama usa Macbook, iPhone e BlackBerry. Tem Facebook e Twitter, fala com a família pelo iChat. Sua campanha eleitoral já é considerada a mais brilhante da história do país. Usou massivamente a internet para trazer os jovens americanos para o seu lado, além de tê-la utilizado ainda como meio de captação de recursos entre os próprios eleitores, já que (ao menos é o que afirma), recusou verbas de instituições privadas. Mas onde vai dar tudo isso? Como Obama vai se virar nesse vespeiro em que acaba de entrar? Me perguntando, acabei escrevendo em meu blog sobre essa questão. Quem quiser dar uma passada por lá, fica o endereço:
    .
    .
    http://depoisdocarnaval.wordpress.com/
    .
    .
    Abraço,
    André Timm


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: