Publicado por: Nuno Gouveia | Fevereiro 12, 2008

Dia grande para Obama?

obama.jpg

Hoje pode ser um dia eleitoral fantástico para Barack Obama. Os seus apoiantes já começam a ver a sua candidatura envolta numa aura de inevitabilidade que está a assustar Hillary Clinton. Se Obama vencer as primárias de Potomac, passa a ser o claro frontrunner, relegando Hillary para o papel secundário de Underdog*.

Apesar do resultado não ter sido claro, a Super Terça-Feira entronizou Obama como um candidato ganhador, capaz de arrecadar a nomeação. As vitórias do fim-de-semana passado transmitiram ainda mais alento à candidatura de Obama, que se arrisca a vencer sete primárias seguidas (mais as Virgin Islands) e assumir-se como o provável nomeado. Se persistir nesta cadência de vitórias, arrisca-se a arrumar com a questão mais cedo do que se pensava.

O alarme soou entre os apoiantes de Hillary e já fez uma vítima. A directora de campanha foi despedida. Quem der uma vista de olhos pela imprensa americana observa que Hillary já olha para as primárias de 4 de Março (Ohio e Texas), onde poderá residir a sua salvação. Ou seja, já assume que não irá vencer mais nenhum estado este mês (a campanha de Clinton ainda tem leves esperanças do Wisconsin, dia 19) e direcciona baterias para os grandes estados de Março. Mas este cenário é também ele propício a Obama. Ao conquistar todas estas vitórias durante o mês de Fevereiro, chega a Março confortável. Se vencer no Texas e Ohio, fica com a nomeação. Se perder (e não deverá ser por muito), continua até Abril e à Pennsylvania. Quem diria que o panorama estaria tão pesado para Hillary?

*Underdog- expressão usada pelos media americanos para descrever o candidato que vai atrás em perseguição do líder.

Anúncios

Responses

  1. Nesta era de grande mediatização, as eleições “ganham-se” – como alguém disse já – nos discursos e debates da noite eleitoral.

    Curiosamente, e apesar da incerteza sobre os resultados (que, aliás, não foi ainda completamente dissipada), a imagem que transparecera da “Super Tuesday” era que Hillary tinha ganho (mesmo que ‘por pouco’); finalmente, quando se apurarem os resultados definitivos, vamos talvez perceber que Obama sempre liderou a corrida em termos de número de delegados eleitos (tendo sido mesmo o vencedor da “Super Tuesday”, o que lhe estará a potenciar uma dinâmica de vitória, que vamos ver se poderá ser detida… subsistindo ainda o ‘fantasma’ de terem de ser os “Super-delegados” a assumir a decisão final).

  2. Caro Leonel

    Concordo em absoluto. Mas repare que a vitória de Hillary na Super Tuesday não foi assim tão perceptível para quem acompanha estas eleições pelos media americanos. Eu próprio sempre fiz questão de escrever que o resultado tinha sido um empate, com vantagens divididas pelos dois candidatos. Obama com mais delegados e estados, Hillary com mais votos e estados mais populosos. Conhecidos meus, perguntaram-me porque razão continuava a falar nas muitas possibilidades de Obama ganhar a nomeação, quando tinha perdido a Super Tuesday. Logo no dia seguinte, a campanha de Obama avançou com a notícia que tinha ganho mais delegados. E ao contrário do que tem sido veiculado, Obama lidera deste sempre a contagem de delegados eleitos. A sua desvantagem reside no facto de ter menos apoios dos super delegados. Se forem estes a escolher o nomeado, será o regresso ao tempo de quem decidia era o aparelho partidário, os famosos “Party Bosses”. Isso seria um desastre para o Partido Democrata…

  3. Parabens pelo blog. É necessário e fundamental um blog imparcial de língua portuguesa fazendo a cobertura das eleições americanas. Excelentes matérias apresentadas. Coloquei um link especial no lado esquerdo do no meu weblog (www.judson.tk) para que meus visitantes também possam acompanhar de modo regular os assuntos relevantes da eleição americana este ano neste espaço.

    Judson C. Maciel
    Rio de Janeiro-Brasil

  4. Caro Judson,

    Obrigado pelo comentário e pelo link no seu blogue. É sempre bom saber que somos lidos e respeitados.

    Cumprimentos,

  5. parabenizo pelo blog e pela atualidade das informações prestadas ,é o melhor que temos por aqui.Depois dos resultados do ultimo final de semana,hoje as primárias de Potomac podem se transformar não somente pelos resultados,mas pelos seus efeitos na verdadeira ¨super terça-feira¨ para Obama.

  6. Caro Júlio Delgado.

    Obrigado pelo seu comentário. Espero que possa passar pelo blog mais vezes e deixar aqui as suas opiniões. Agradeço a sua visita.

    Hoje, pela expectativa criada, deverá ser mais um grande dia para Obama. Vamos aguardar pelos resultados..

    Abraço

  7. […] 13, 2008 Imparável Posted by hirudoid under Vitaminas   O candidato que abstracto já é frontrunner e o eleito de maioria dos democratas… […]

  8. Nuno, antes de mais, deixa-me felicitar-te pelo excelente blog que tens aqui. Muitos parabéns.

    Obama deveria ser o vencedor, mas se ele for candidato democrata não creio que ganhe. E daí, se tem Oprah ou Scarlett a apoiá-lo? Os americanos ainda são algo racistas, e não iriam eleger um negro como chefe da nação.

    Já em relação a Hillary, ela é mulher, isso é certo (acho eu…), mas iria ser um cenário mais “confiável” para a maioria dos americanos. Ela “já conhece os cantos à casa”, já foi primeira dama, é senadora de NY… Esse seria um bom cenário, embora seja algo um pouco mais à direita que Obama.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho que tens desempenhado e… Vamo-nos vendo! 😉

    (P.S.: O meu comentário anterior foi algo parecido com “erro de sistema”. Desculpa a inconveniência. Podes apagá-lo.)

  9. Caro Manuel

    Obrigado…

    Reparei que escreve no Hotvnews. Devo-lhe dizer que também sou leitor compulsivo do seu blogue, não fosse eu um apaixonado de muitas séries americanas.

    Abraço,


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: