Publicado por: Nuno Gouveia | Março 4, 2008

Texas – Como funciona?

texas.jpg

O sistema eleitoral americano tem vicissitudes difíceis de entender para nós europeus. Desconfio também que milhões de americanos não percebem nada das suas leis eleitorais.

O Texas é um dos estados mais complicados do panorama eleitoral americano. A própria Hillary Clinton disse esta semana que o sistema utilizado era confuso e que poderia enganar os eleitores. E Bill Clinton terá mesmo dito que no Texas era o único sítio do mundo onde se poderia votar duas vezes e não ir preso.

A verdade é que antigo Presidente está carregado de razão. Hoje vamos ter eleições primárias regulares, seguidas de caucuses, e os eleitores podem participar em ambas. Os dois sistemas elegem delegados.

Nas primárias os texanos vão votar conforme os 31 distritos do Congresso, elegendo desta forma 126 delegados. Os distritos com mais delegados são Dallas e Houston com 28 delegados, e Austin com 8.

Terminadas as eleições regulares, o estado do Texas organiza os tradicionais Caucuses, que vão escolher mais 67 delegados.

De referir que as eleições são independentes e podemos ter o caso de um candidato vencer as primárias e outro vencer os Caucuses. E como os votos são divididos proporcionalmente, pode acontecer o caso de quem tiver mais votos não tenha mais delegados.

Anúncios

Responses

  1. “E como os votos são divididos proporcionalmente, pode acontecer o caso de quem tiver mais votos não tenha mais delegados.”

    Não conheço os detalhes das primárias texanas, mas pelo que se tem passado nas outras, parece-me que a possibilidade de o menos votado ter mais delegados não tem a ver com a proporcionalidade mas com a eleição dos delegados ser por círculos distritais (em vez de um circulo estadual único).

    Aliás, quer-me parecer que, se em vez de eleições proporcionais por distrito, fossem eleições WTA por distrito, a probabilidade de o menos votado ter mais delegados seria ainda maior.

  2. Sim, mas o que queria dizer, e talvez não me tenha explicado bem, é que Obama, como se tem saído muito melhor nos Caucuses, poderia ganhar neste sistema com uma larga vantagem e recuperar em termos de delegados uma eventual derrota por margem mínima nas eleições primárias do Texas.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: