Publicado por: Nuno Gouveia | Abril 4, 2008

Sondagem – Indiana

A primária de Indiana vai realizar-se a 6 de Maio, o mesmo em que a Carolina do Norte vai a votos. Hillary Clinton é apontada como favorita neste estado do Midwest, mas que faz fronteira com o Illinois, o que poderá ser favorável a Obama.

Uma sondagem, conduzida pela Research 2000 survey, dá uma ligeira vantagem a Clinton, com 49% das intenções dos votos, mais 3% que Obama. A margem de erro é de 5%, portanto isto indica na prática um empate estatístico.


Responses

  1. A proximidade do Illinois pode ser enganosa, como mostrou Sean Oxendine num artigo espantoso (que até irrita de tão competente); o link é http://www.realclearpolitics.com/articles/2008/04/no_really_hillary_has_a_decent.html

    Eu não estou de acordo com a conclusão de fundo (que Hillary vai ganhar o voto popular), mas ele mostra que a proximidade de Illinois não é relevante na corrida do Indiana, pois os bons resultados de Obama são no norte do Illinois, e não nas regiões “fronteiriças” com o Indiana. Essa zona, rural e mais conservadora, é território de Hillary. Isto não quer dizer, obviamente, que a corrida não seja renhida, mas apenas que a proximidade do Illinois poderá não ser tão importante como à partida se pensa.

    Por outro lado, acho que tanto esta primária como a da Carolina do Norte vão depender sobretudo do que acontecer na Pensilvânia. Uma vitória tangencial nesse Estado deixará a campanha de Hillary de rastos. Em sentido contrário, um bom resultado garante quase automaticamente a vitória em Indiana. Penso que aqui o “momentum” irá (finalmente) desempenhar um papel relevante.

    Continue o bom trabalho, Nuno! Abraço, JGA

  2. Obrigado José, Gomes André,

    Concordo absolutamente. De facto, a Pennsylvania vai decidir as restantes eleições.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: