Publicado por: Nuno Gouveia | Abril 7, 2008

Sondagens – Pennsylvania

Será que Hillary Clinton vai segurar a curta vantagem que ainda detém neste estado crucial? Uma derrota significará o seu afastamento prematuro da corrida. Mesmo uma vitória tangencial levantará enormes questões sobre a sua viabilidade. Para continuar até ao fim das primárias, Hillary necessita de obter uma vitória com mais de dois dígitos. Já chegou a ter essa vantagem nas sondagens, mas o dinheiro de Obama parece estar a surtir efeito. E agora, com mais este mini-escândalo, provocado pelo afastamento de Mark Penn, tudo poderá ficar ainda mais complicado. Mais que nunca, Hillary vai precisar de ter uma prestação muito forte no debate do dia 16, em Filadélfia.

Anúncios

Responses

  1. Essa pode ser a grande chance de Obama selar finalmente está disputa, se ele vencer poderá pressionar pra que Hillary desista e então ela não teria saída, agora se ela vencer mesmo que por 1% vai seguir até a convenção…

  2. Caro Miguel, tenho a leve sensação de que Hillary seguirá até à Convenção nem que perca todas as primárias restantes. Ela comprometeu-se de tal forma que já não há forma de sair… O que me leva a pensar que pela sua cabeça passam neste momento três ideias/estratégias:

    1) Pode ser que um super-escândalo até ao fim de Agosto acabe com Obama.

    2) Pode ser que aconteça uma “perfect storm” política: uma vitória na Pensilvânia seguida de bons resultados em NC e Indiana equilibram o voto popular; o Michigan e a Florida acabam “sentadas” na Convenção e os superdelegados inclinam-se à última hora para Hillary.

    3) Pode ser que continuando a minar a campanha de Obama, McCain ganhe mesmo em Novembro, o que faria imediatamente de Hillary a favorita Democrata à nomeação de 2012.

  3. Uma outra nota: caro Nuno, não tem a impressão de que daqui a uns anos a campanha de Hillary figurará nas antologias políticas como um exemplo do que “não se deve fazer”. Ao lado de Giuliani, certamente. Tenho-me perguntado muitas vezes: como é possível ter acumulado tantos disparates?

    Péssimo planeamento no Iowa; abordagem desastrosa na Carolina do Sul (com o inenarrável Bill a dar uma “desajuda”); uma não-estratégia para o pós-5 de Fevereiro; a desvalorização das eleições no Potomac; os despedimentos de Patti Soyles e agora de Mark Penn; as declarações infelizes, os disparates sobre a Bósnia; a agressividade exagerada; os ataques gratuitos a Obama e a desvalorização dos seus adversários; eu sei lá, é uma lista interminável…

  4. Estou inclinado a concordar com o José: Hillary vai à convenção aconteça o que acontecer. Pode até perder a maioria das primárias que se seguem e ganhar umas quantas por uma margem mínima, mas mesmo que não ultrapasse Obama no número de delegados, voto popular e até em superdelegados – que vão sendo pressionados a tomar partida para acabar com a corrida – o problema da Florida e Michigan vai-lhe manter uma restea de esperança. A ex-primeira dama já mostrou que é capaz de partir muita loiça para conseguir o que quer.

    Dito isto, Hillary Clinton parece cada vez mais o cavaleiro negro do Santo Graal dos Monty Python: perde as pernas e os braços, mas mesmo assim insiste que é só um arranhão e que ainda pode ganhar.

  5. Hillary acredita num milagre. Não seriam os republicanos mais propensos a fazer isso?

    Concordo inteiramente que esta campanha de Hillary ficará na história, pela negativa. Repare-se que ela tinha tudo para vencer estas primárias e deitou tudo a perder. Certo que Obama fez uma campanha muito boa, e é um politico com muita qualidade. Mas também há demérito na campanha de Hillary. O José Gomes André foca alguns dos muitos erros de Hillary, que a prejudicaram bastante. Não sei se, caso perca na Pennsylvania, vá aguentar a pressão para desistir…

  6. Não podia estar mais de acordo quanto aos erros de Hillary, pior em estratégia só mesmo Giuliani. Será que serem ambos políticos de NYC os afastou da realidade do país?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: