Publicado por: Nuno Gouveia | Abril 9, 2008

O Iraque

O dia de ontem foi dominado pela audiência do General David Petreaus no Senado. Os candidatos presidenciais, todos senadores, não perderam a oportunidade de estarem presentes e dominarem por completo a sessão.

O que está em jogo no Iraque é a credibilidade e os interesses estratégicos do país, segundo os republicanos. Para os adversários democratas, já se investiu demasiado dinheiro e vidas de soldados neste país. O General David Petreaus, louvado pelos americanos pelas recentes melhorias no Iraque, defendeu uma pausa na retirada de tropas, para impedir que os níveis de violência aumentem novamente. Nos Estados Unidos, os militares são uma espécie de “santos”, quem poucos ousam criticar. Afinal de contas, são eles que morrem em nome das políticas.

A verdade é que o plano democrata pode ser popular entre os cidadãos, que há muito mostram sinais de descontentamento, mas não conseguem convencer totalmente a população. Os republicanos defendem que as consequências de uma retirada seriam desastrosas para os interesses americanos no Médio Oriente. John Mccain tem defendido que uma retirada agora seria entregar o país à Al-Qaeda e à influência iraniana. Alguém acredita que se os 160 mil americanos retirarem do Iraque, este país ficará em melhor situação? Quem irá garantir a segurança do país? Os radicais de Al-Sadr? As milícias Xiitas radicais? Ou os sunitas que agora têm trabalhado com os americanos?

A invasão do Iraque poderá a ser questionada pelos seus adversários, mas os democratas não conseguem mostrar que o seu plano irá resolver os problemas no Iraque. No último debate, Barack Obama, questionado sobre a possibilidade de voltar a entrar no país, caso a Al-Qaeda mostrasse ter bases operacionais, respondeu que não teria dúvidas em voltar a invadir o país. O problema é que a Al-Qaeda já está no Iraque e em força. A luta contra o terrorismo, neste momento, não pode ser desligada da situação iraquiana. Mesmo que o próximo presidente seja democrata, não acredito que vá cumprir com as promessas de retirada imediata. Simplesmente porque isso seria um desastre.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: