Publicado por: Nuno Gouveia | Abril 10, 2008

Mccain-Rice ganha NY?

Tenho poucas dúvidas do que vou afirmar: há neste momento um lobby a trabalhar em favor de Condoleezza Rice para o lugar de VP de Mccain. Se a própria está a contribuir para isso, ninguém o poderá afirmar. Ela esta semana negou-o categoricamente, mas… em política, nem sempre se pode falar abertamente. A gestão das palavras é uma arte dos mestres.

Segundo uma sondagem da Marist College e WNBC, um ticket Mccain-Rice venceria o estado de Nova Iorque, mesmo que os seus opositores fossem Clinton-Obama. Segundo este inquérito, os republicanos venceriam por 3% se o ticket fosse liderado por Clinton e 5% se Obama fosse o líder. Nas últimas presidenciais, Al Gore e John Kerry venceram por mais de 20% este estado. Isto poderá ser um sério sinal de aviso aos democratas e também a John Mccain. Se este ticket vence Nova Iorque, imaginemos no resto do país…

Sinceramente, coloco as muitas dúvidas em relação à credibilidade desta sondagem. Em primeiro lugar, Rice faz parte da Administração Bush, o que não a tornará popular entre os democratas de Nova Iorque, e por conseguinte, dos outros estados. Apesar de ser a mais política mais apreciada do Cabinet, a sua influência eleitoral poderá ser questionável: os negros nunca votarão em massa nos republicanos e Condi é uma moderada, com posições liberais nos assuntos sociais, o que poderia enfurecer a ala conservadora. Apesar de pessoalmente a considerar uma excelente escolha para VP, tenho dúvidas da sua eficácia eleitoral. Claro que se esta sondagem tiver algum fundo de credibilidade…

Anúncios

Responses

  1. Sinceramente não acredito na veracidade dessa sondagem, sinceramente John McCain não irá de maneira nenhuma vencer em Nova Iorque, ele é blue state, e sobretudo com Rice de vice, acho ela muito competente, esteve e no Brasil e mostrou isso, mas acho que McCain não se arriscaria a colocar ela de vice, isso o ligaria diretamente a Bush que tanto ele quer se afastar.

  2. Bom dia:

    Não acredito na possibilidade de qualquer republicano (até o McCain) ganhar Nova York. ponto! Mais liberal que Nova York somente Rode Island, Massachusetts e Vermont…

    Pode ganhar nalgum dos seguintes Estados: New Jersey, Michigan, Wisconsing, New Hampshire, Main, Minnesota, o que já é mais que suficiente para ganhar as eleições.

    Obama necessitaria de uma revolução nos estados do sul para ser competitivo (mais de 80 por centos dos afro-americanos a votar, não estou a ver)…

    De resto, ficará tudo na mesma, com a possível mudança do Novo México para os democratas, o que não chega para contrabalançar as possíveis vitórias do McCain nos estados azuis acima descritos.

    Dito isto, até me parece que a Hillary teria mais hipóteses de ganhar em Novembro, por aguentar os estados azuis mais facilmente e poder ganhar o OHIO.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: