Publicado por: Nuno Gouveia | Abril 14, 2008

Mccain – o republicano (In)convencional

As convicções religiosas e de fé têm sido o mote para alguns comentadores na Europa descarregarem fel sobre o actual Presidente dos Estados Unidos. Não é preciso lembrar o antigo Presidente da República, Mário Soares, que várias vezes comparou George W. Bush a um radical islâmico. Gostava de saber o que pensam agora estes comentadores da mais recente polémica, onde quer Obama, quer Clinton, têm vindo a público jurar que são pessoas extremamente religiosas e que vão à missa todas as semanas (não será por acaso, pois algumas sondagens conduzidas nos Estados Unidos defendem que o voto dos evangélicos e dos religiosos não é propriamente um território republicano, podendo haver inversões neste eleitorado) Aguardemos as críticas avassaladoras a esta postura.

Mas o tema deste post não é esse, mas sim a postura que John Mccain tem relativamente à Igreja e Religião. Relembro que John Mccain teve de juntar os “cacos” das suas disputas antigas com líderes religiosos como Jerry Falwell e James Dobson. E vai ter de continuar a batalhar para ter o apoio massivo da direita religiosa, muito influente no Partido Republicano.

John Mccain é um Baptista, a mesma religião do antigo Presidente Carter, mas não tem por habito usar essa fé em público. Recentemente foi questionado sobre a sua religião, tendo respondido que “o mais importante é que sou Cristão”. No seu currículo no Congresso é identificado como “Episcopalian”, tendo sido criado na Igreja Episcopal, mas o senador agora considera-se Baptista. A diferença para outros candidatos republicanos é que Mccain não vai usar a sua fé como instrumento político. E neste aspecto está a ser diferente dos candidatos democratas, que por várias vezes tem utilizado a Religião como argumentação eleitoral. É evidente que até Novembro ainda terá que falar mais sobre esta questão. Ninguém pense que num país onde mais de 70% das pessoas defende que não votaria num Ateu, a religião não será tema de campanha. Mas ninguém espere ouvir de John Mccain discursos sobre o seu Padre ou sobre a sua fé. Isso seria um contra-senso em relação à sua carreira política.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: