Publicado por: Nuno Gouveia | Abril 22, 2008

Hillary precisa de uma grande noite eleitoral

Não tenhamos dúvidas: apesar dos analistas concordarem que Hillary deverá vencer hoje, essa poderá ser uma vitória de Pirro.

Hillary está claramente atrás no número de delegados, e tem vindo a perder a vantagem que detinha no caso dos Superdelegados. Sabendo que não conseguirá ultrapassar Obama nos delegados eleitos, a sua única argumentação será defender que ganhou em todos os grandes estados e… que teve mais votos que Obama. Mas aqui reside a sua maior dificuldade. Neste momento tem menos 800 mil votos que Obama, e para apresentar um caso consistente às elites do Partido Democrata, Clinton precisaria de ter mais votos, o que é improvável.

Além da vitória desta noite, imprescindível, Clinton precisa de ganhar por grandes números. Segundo a contagem da Associated Press, Obama tem 1645 delegados, contra 1504 de Clinton. Com uma diferença de 141 delegados, Hillary hoje não irá recuperar mais de 20 delegados (e isto só seria possível com um grande resultado, que é improvável). A sua única esperança reside em vencer no voto popular. Os seus apoiantes dizem que se ela tiver mais votos que Obama, mais as suas vitórias nos estados populosos, como o Ohio, Nova Iorque, Califórnia ou Pennsylvania, isso provaria que é a melhor candidata para enfrentar John Mccain. Claro que o problema de Hillary Clinton é sobretudo matemático.

Catherine Dodge, no Bloomberg, defende que Hillary, para ganhar o voto popular, precisaria de uma vitória de 25% na Pennsylvania, e ter vitórias superiores a 20% em estados como West Virgínia, Kentucky ou Puerto Rico. Tudo muito improvável de acontecer. Ainda Segundo Dodge, Hillary necessita ainda de uma grande afluência às urnas. Uma vitória hoje, com uma votação de cerca de 2 milhões de pessoas, poderia ajudar Clinton (a primária da Pennsylvania é fechada, e estão registados como democratas 4 milhões de pessoas). Em 2004 votaram cerca de 700 mil pessoas, mas segundo os números deste ano, não é impossível chegar a essa votação.

Hillary Clinton precisa ainda de obter um bom resultado, para continuar na corrida. É que poderá ter problemas financeiros se os seus apoiantes deixarem de acreditar na vitória. Se a torneira financeira dos seus apoiantes se fechar, Hillary poderá ser “obrigada” a ir para casa mais cedo. E isso, ela já demonstrou não querer.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: