Publicado por: Nuno Gouveia | Abril 28, 2008

O problema de Barack com os idosos

Muito se tem falado do grande entusiasmo que Barack tem gerado nos mais novos. Isso é verdade, mas nas recentes primárias da Pennsylvania, os eleitores com menos de 30 anos representaram apenas 18% dos eleitores, enquanto os com mais de 60% foram 31% dos que foram às urnas. E apesar do grande apoio que Obama tem nos mais novos (no Partido Democrata, as sondagens indicam um apoio na ordem dos 49%-37% em relação a Hillary e contra Mccain, tem 52% contra 39% – sondagem da MTV E CBS News), o seu problema reside nos mais velhos. E Obama irá precisar deles para vencer em Novembro.

Num cenário pós primárias, em que Obama é o nomeado democrata, precisará de penetrar muito melhor neste eleitorado. É que, apesar de todos os indicadores mostrarem que os jovens vão ser mais relevantes nestas próximas eleições, se obtiver fracos resultados com os idosos, a vantagem no eleitorado jovem irá evaporar-se. E se falarmos em grupos onde Obama não consegue ter muito apoio, como nos hispânicos e na classe média baixa, então esse problema com os idosos ainda se agrava mais. No Texas, Novo México e Califórnia, estados com grande percentagem de hispânicos, Obama perdeu por mais de 20% para Hillary nesta camada da população. E as exit polls de várias primárias indicaram que Obama teve piores resultados nos idosos sem curso superior.

Os idosos constituem cerca de 25-30% do eleitorado tradicional democrata. Obviamente, a maior partes dos eleitores democratas irá votar em qualquer candidato democrata, seja ele Obama ou Clinton. Mas haverá fugas de eleitores, especialmente dos mais conservadores, que poderão ficar tentados em votar em Mccain. E depois, se há eleitores constrangidos em votar num negro, estes serão os mais idosos. Será ai que Obama irá precisar de trabalhar na eleição geral.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: