Publicado por: Nuno Gouveia | Abril 29, 2008

A voz assassina de Wright

Ontem estive a ouvir algumas das declarações de Jeremiah Wright proferidas nos últimos dias. A sensação que fico é que Wright está a tentar prejudicar Obama. Não pode ser de outra forma. Ontem disse claramente que Obama é um político, e como tal, diz o que precisa para ganhar eleições. Nos últimos dias, Wright tem-se desdobrado em comunicações, ampliadas mediaticamente, sobre as suas polémicas declarações. De relembrar que, entre outras coisas, comparou os Estados Unidos à Al-Qaeda, os soldados americanos ao exércitos da Roma Imperial e defendeu que foi o governo dos Estados Unidos que inventou a Sida para cometer genocídio contra os negros. Obama poderá ter cometido um erro, ao não ter, desde logo, repudiado o Reverendo. Agora poderá ser tarde de mais.

Já ninguém consegue esconder o incómodo por Wright na candidatura de Obama, inclusive o próprio. Numa conferência de imprensa ontem em Wilmington, na Carolina do Norte, Obama disse que: “já tinha dito anteriormente e repito que alguns dos comentários do Reverendo Wright ofenderam-me e entendo a razão de terem ofendido o povo americano”. Acrescentou ainda que “ ele não fala por mim… e os comentários que ele possa fazer no futuro não reflectem os meus valores ou preocupações”. Questionado ainda sobre se sentia traído por Wright, Obama respondeu que ele é era o seu antigo Pastor e que os seus comentários polémicos e também os que tinha proferido nos últimos dias, não são os mesmos que ele tinha ouvido dele.

Nos próximos dias, Jeremiah Wright vai continuar a falar, o que é um pesadelo para Barack Obama. Esta polémica poderá estar a prejudicar o Senador, que tem vindo a perder fulgor nas sondagens em Indiana e Carolina do Norte. Com duas vitórias na próxima semana, Obama poderia ter a nomeação garantida.


Responses

  1. Eu acho que o Rev Wright sente que tem como missão dizer aquilo que pensa ser verdade (apesar do que ele pensa ser verdade, bem…), inclusivé sobre Obama; penso que ele tem toda a razão sobre Obama não estar a ser transparente sobre as suas convicções, e não só sobre assuntos de pendor racial. Mas claro que isto é péssimo para Obama; os americanos são muito menos cínicos que nós e gostam de pensar que o seu PR é um ser tão perto da perfeição quanto humanamente possível; Wright dá cabo dessa aura a Obama.

  2. Cara Maria João,

    O problema é que Rev Wright é, supostamente, um apoiante de Obama. E com apoiantes que dizem que Obama é um político, e como tal, diz tudo o que for preciso para ser eleito, Obama não precisa de mais inimigos….

    Maus tempos se afiguram para a candidatura de Obama. Principalmente quando o Rev Wright pretende passar-se pelo líder da Igreja negra americana, quando verdadeiramente não o é.

  3. Se isto continuar, é de esperar uma ronda de loooongos discursos de Obama, à semelhança do primeiro que a polémica do reverendo originou. Se desta vez vai resultar ou não, já é outra questão.

  4. Pois.. Héliocoptero..

    Hoje Obama já disse que se sentia “outraged” por Wright. O problema é que se o Rev. não se calar… Pode tornar as coisas muito mais complicadas para Obama. E nesta altura, não calha nada bem…

  5. Mas só hoje é que se sentiu “outraged” porquê? Que disse de tão escandaloso o Rev. Wright agora que não tivesse dito antes? Só se foi que Obama é apenas um político.

    E esta reacção significa que Obama também está a repudiar a sua própria avó e a comunidade negra?

    “Principalmente quando o Rev Wright pretende passar-se pelo líder da Igreja negra americana, quando verdadeiramente não o é”

    Líder não será, mas infelizmente o discurso do Rev. Wright é o usual e costumeiro nas igrejas da “teologia da libertação negra”. E se há umas décadas não era assim, hoje em as igrejas filiadas nesta teologia – inspirada na obra do Prof. James Hal Cone, e que pode ser resumida em duas frases dele, agora a caminho da fama: “Black theology refuses to accept a God who is not identified totally with the goals of the black community. If God is not for us and against white people, then he is a murderer, and we had better kill him.” – são as mais populares entre os pretos. É um bocado difícil de compreender como é que Obama esteve lá 20 anos sem nunca ter percebido os princípios e o discurso da sua própria igreja e de um líder espiritual de que era tão próximo. E como é que o repudia agora e não o repudiou a um mês. Sem querer ser injusto, parece-me que (em ambos os casos) a resposta é puro oportunismo político.

    Caro Nuno, já viu que ao contrário da sua primeira previsão isto tranformou-se em muito mais que um fait-divers condenado a não passar do primeiro fim-de-semana? 😉

  6. Caro HO,

    Concordo que Obama cometeu aqui um grave erro politico. Apenas se sentiu ultrajado quando Wright o atacou a ele. As suas declarações da NAP não foram diferentes das anteriores…. Será que temos aqui o Willie Horton de Obama?

    Eu não conheço os fundamentos da igreja negra nos Estados Unidos. Mas pelo que tenho lido e ouvido nas tvs americanas, muitos líderes negros têm criticado Wright por estar a aproveitar-se deste protagonismo…

    E tem toda a razão. No inicio disse que isto seria apenas um fait divers.. Que até ao momento é a maior polémica desta campanha. Na altura nunca pensei admito. Obama foi ineficaz, mas o pior é que o Pastor virou-se contra ele.. A partir de agora poderá ser ainda pior, com a mais que possível resposta de Wright.

  7. Por outro lado, o regresso do reverendo pode ter um efeito secundário interessante: quanto mais extremadas e fantasiosas forem as suas afirmações, maior é o potêncial de contraste entre ele e Obama, principalmente se o senador souber jogar as cartadas certas nas suas declarações.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: