Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 5, 2008

Amanhã não termina a corrida democrata

Uma coisa parece-me certa: depois das primárias da Carolina do Norte e Indiana, vamos continuar a ter mais eleições disputadas entre os candidatos. Barack Obama poderia fechar estas primárias amanhã, com vitórias concludentes nos dois estados.

Obama continua a liderar entre os delegados eleitos, e tem recuperado também dos Superdelegados. Na última contagem do RCP entre estes, apenas tinha menos 18 que Hillary Clinton. Mas as polémicas continuam a atravessar a candidatura do senador do Illinois, e Clinton continua com aspirações à nomeação. O reaparecimento de Jeremiah Wright na semana reavivou a memória de muitos democratas e colocou novamente problemas de elegibilidade para Obama em Novembro. Claro que com a vantagem tem, será quase impossível perder a nomeação sem um cataclismo no Partido Democrata.

Amanhã Obama deverá vencer na Carolina do Norte, como esperado, e Hillary deverá ficar com a vitória em Indiana. A diferença não deverá ser muito em ambos estados, mas manterá vivas as aspirações dos dois candidatos. Até 3 de Junho, data das últimas primárias em Montana e Dakota do Sul, teremos vitórias de ambos os candidatos. Depois, a palavra será dada aos Superdelegados indecisos, e veremos quem estes irão escolher. Se seguem a vontade popular, ou, pelo contrário, optam por ir atrás de quem pensam que tem mais facilidade em bater Mccain em Novembro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: