Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 6, 2008

Hillary Clinton vira à direita

Quem não percebesse nada do que se está a passar, pensaria que Obama era o candidato democrata e Hillary o adversário republicano. Os últimos episódios têm demonstrado que Hillary está a colocar o seu discurso nitidamente à direita, para se afastar do seu adversário, demasiado liberal. Percebe-se a estratégia, de tentar agarrar o eleitorado conservador, que lhe é nitidamente favorável, mas poderá prejudicar as pretensões democratas para Novembro.

Nos últimos trinta anos, a única vez que os democratas venceram a Casa Branca foi com o discurso centrista de Bill Clinton. Hillary parece querer seguir as pisadas, mas tem-se encostado demasiado à direita. Nesta campanha já vimos Hillary advogar que atacaria o Irão com armas nucleares, se atacasse Israel, já a vimos defender o uso de armas pelas pessoas, criticar as posições liberais e elitistas de Obama, e até a usar a “cartada” do terrorismo contra Obama. Hillary tem-se agarrado ao eleitorado rural, os blue collar wokers e aos conservadores sociais que votam democrata. Este tipo de eleitor vota republicano, quando o nomeado democrata está muito à esquerda. São os chamados Reagan Democrats.

Ao conduzir uma campanha à direita, para roubar votos a Obama, isso poderá prejudicar as possibilidades do Senador de Illinois para Novembro. Está criar um sentimento muito forte contra Obama. Aliás, as sondagens à boca da urna no Ohio e Pennsylvania (que têm muitos eleitores deste género) indicavam que um número significativo dos eleitores de Hillary irá abster-se ou votar em Mccain em Novembro, caso seja Obama o nomeado democrata.

A minha conclusão: a viragem à direita de Hillary poderá lhe dar votos, mas prejudica o Partido para Novembro. Como continuo a acreditar, cada vez mais, que Obama será o candidato democrata, Hillary, ao jogar à direita, está a deteriorar as hipóteses para Novembro. Aliás, mesmo que ela fosse a nomeada, esta linguagem também a iria prejudicar na ala mais à esquerda do Partido.


Responses

  1. Adorei o post Nuno, concordo plenamente
    abraços do Brasil

  2. Só falta dar Maccain nessas eleições em Novembro.
    Culpa de dessa Hillary gananciosa, louca por poder. Sou mulher mas ela não me representa.

  3. […] O que poderá significar que está a aumentar o ressentimento entre os democratas e poderá ser um sinal para o resto do país. Os democratas moderados e conservadores poderão votar em Mccain em larga escala. Vai de encontro ao que escrevi neste post. […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: