Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 6, 2008

Os problemas de John Mccain

Ed Rollins, um estratega republicano que geriu a campanha de Mike Huckabee disse ontem na CNN que se Indiana e Carolina do Norte estiverem em “jogo” em Novembro, os republicanos poderão estar em grandes problemas. Os dois estados têm votado republicano há muitos anos, o Indiana desde 1976, e a Carolina do Norte, desde 1964. Se por acaso o nomeado democrata tiver a mínima possibilidade de vencer algum destes estados, Mccain deverá ser derrotado facilmente a nível nacional.

Têm sido várias as análises sobre se este prologar da corrida poderá prejudicar ou favorecer os democratas, com vista à vitória nas eleições gerais. Há argumentos para as duas perspectivas, mas uma coisa é certa. Os democratas vão chegar a Novembro com máquinas eleitorais montadas nos 50 estados, tendo feito publicidade eleitoral em todos eles. E isso poderá ser uma enorme vantagem. As sondagens actuais têm sido favoráveis a John Mccain, mas recentes eleições têm provado que a GOP Brand está pelas ruas da amargura. No fim-de-semana passado, os republicanos perderam uma eleição intercalar na Lousiana para o Congresso, num distrito que George W. Bush venceu por 20% em 2004, e que era republicano desde a década de 70.

A única salvação possível de John Mccain poderá ser mesmo a incompetência democrata, aliada ao facto desta guerra civil no Partido Democrata poder atirar muitos apoiantes de Hillary ou Obama para a abstenção ou mesmo para Mccain. Soube-se esta semana que Hillary Clinton está a desenvolver esforços para alocar os delegados da Florida e Michigan na Convenção de Denver. Se Hillary tiver hoje uma boa noite eleitoral, o resto do mês também lhe será favorável. E aí, poderemos ir até Denver, mesmo contra os esforços do DNC.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: