Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 7, 2008

O Fim de Clinton?

A noite de ontem marcou, provavelmente, o fim político de Hillary Clinton nesta campanha. Não consigo imaginar um cenário que a leve à vitória na Convenção em Denver. Barack Obama, ao vencer na Carolina do Norte por 14%, arrumou a questão em termos de delegados e do voto popular. Nas restantes seis eleições que faltam, Hillary deverá vencer três (Kentucky, West Virgínia e Puerto Rico). Mas será impossível ultrapassar Obama no número de votos, pois Obama ontem teve mais 300 mil votos na Carolina do Norte, repondo a vantagem que detinha antes na Pennsylvania.

A partir de hoje deveremos assistir a uma catadupa de endorsements em favor de Obama. Recuso-me a acreditar que as elites democratas vão arriscar nomear um candidato contra a vontade popular. Por muito que Hillary Clinton vá ainda tentar forçar o DNC a sentar na Convenção os delegados do Michigan e Florida, atribuir-lhe a nomeação seria um verdadeiro golpe palaciano. Hillary já provou ser uma mulher resistente e corajosa, e se não fosse a sua tenacidade e força política, há muito que tinha desistido. Mas deveria reflectir se efectivamente ainda tem condições para arrebatar a nomeação.

Pelos indicadores do seu discurso de ontem à noite, é provável que vá continuar até ao fim das primárias. Mas nunca, exceptuando talvez no Iowa, se assistiu a um discurso em noite eleitoral tão fraco, onde se notou que o desânimo está a tomar conta da família Clinton. Até Junho ela vai continuar a competir, a esperar por um milagre. Mas as suas possibilidades ficaram extremamente reduzidas depois de ontem à noite.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: