Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 8, 2008

Obama soma e segue

Os congressistas da Carolina do Norte, Brad Miller e de Washington, Rick Larsen são os mais recentes Superdelegados a juntarem-se a Barack Obama. Segundo a CNN, Obama apenas tem menos sete que Hillary Clinton.

Desde as primárias do Indiana e Carolina do Norte, Obama ganhou seis Superdelegados, enquanto Hillary Clinton ganhou um. Infelizmente para Clinton, Jennifer McClellan, do DNC, que a apoiava, passou-se para o lado de Obama. Este será um movimento que poderá crescer nos próximos tempos.

Adenda:

Erradamente disse que George Mcgovern, que mudou o seu apoio de Hillary Clinton para Barack Obama, é Superdelegado. A verdade é que apesar de ter sido candidato presidencial em 1972, Mcgovern não é Superdelegado do Partido Democrata. As minhas desculpas pelo erro.

Advertisements

Responses

  1. Segundo a CNN, neste momento já houve mais três endorsements para Obama pois a diferença de delegados aumentou para 164 e o gap no número de superdelegados é de apenas 4 (263 contra 267).

    Obama está a apenas 170 delegados do número mítico dos 2025 delegados necessários. É uma questão de dias…

  2. As ultimas sondagens dão 43 ptos de vantagem nas proximas primárias para HC

    It is not over, yet…..

    Go HC 🙂

  3. Mas estão em jogo apenas 28 delegados na West Virginia.

    Mesmo uma diferença de 43%, (que não acredito que seja tanto), significa apenas uma «recuperação» de 12 ou 13 delegados, o que para quem está 164 delegados atrás é manifestamente insuficiente.

    Não me admiro que até terça-feira, essa diferença de 164 delegados seja aumentada com mais alguns endorsements que minimizem ainda mais essa eventual perda de 12 ou 13 delegados na West Virginia.

    Neste momento, como já li, mais do que o momentum resultante de cada primária ou do que as diversas leituras políticas que se possam fazer, «manda» a matemática, e nesse aspecto, Obama já «venceu» estas primárias, a não ser que aconteça algo gravíssimo que o obrigue a abdicar da corrida…

  4. Hillary perdeu as primárias em Fevereiro e desde então, todas as (grandes) vitórias que tem obtido, e que mostram que até seria (neste momento) a candidata democrata melhor posicionada para vencer McCain em Novembro têm sido totalmente anuladas por Obama.

    Uma vitória clara no Ohio mas apenas rendeu 5 delegados de vantagem a Clinton.

    Venceu claramente no Texas mas «conseguiu» a proeza de perder na contagem de delegados.

    Venceu na Pennsylvania mas apenas recuperou 12 delegados.

    Finalmente venceu na Indiana, mas essa vitória pela margem mínica rendeu apenas 4 delegados de vantagem.

    No mesmo período de tempo (Março, Abril e Maio), Obama venceu «apenas» na Carolina do Norte, Guam, Mississippi, Wyoming e Vermont, tudo Estados considerados menores, mas matematicamente, a sua vantagem aumentou nestes 3 meses na eleição de delegados, fruto também do maior número de endorsements, o que faz com que Obama esteja mais próximo da vitória hoje do que estava em Fevereiro, apesar de desde então acumular derrotas em Estados importantes e alguns escândalos como seja os casos das declarações do seu Reverendo ou do seus discurso sobre os habitantes do Ohio…

    Ou seja, se nem no pior momento de Obama nesta corrida (onde ele tem conseguido aumentar a sua vantagem no número de delegados e superdelegados) Hillary tem demonstrado capacidade para vencer internamente a corrida, o que poderá garantir que ela consiga vencer a corrida final em Novembro?

  5. Olá,
    A Revista Time publicada na 6ª feira traz a foto de Barack Obama e a frase de que ele é o vencedor na disputa pela indicação do DNC à Presidência dos EUA. A edição dessa revista se tornará histórica porque apresenta não apenas um candidato vencedor mas também o primeiro gênio político do Século XXI. Imaginem: negro e tudo o que isso significa na América, sem grande experiência política no cenário político americano, pobre quando comparado aos outros candidatos, etc. E no entanto, emergiu como vencedor nas primárias do DNC, derrotando um poderoso clã político, o dos Clinton. E quais foram suas armas?
    1) Uma grande retórica (aliás, resgatando a importância dessa arte na política), 2) um senso ético elevado, 3) uma surpreendente capacidade de agregar pessoas e de inspirar-lhes confiança e esperança, 4) um frescor ideológico (ele é pós Martin Luther King, Mao Tsé Tung e Lênin), capaz de dissolver preconceitos, 5) sintonizado com os elementos da sociedade da informação. Muitas outras qualidades serão apresentadas por esse jovem político que sem dúvida confirmarão a emergência do 1º gênio da política no século XXI.

    Não sou oráculo… mas quem viver, verá!

    Joberto

  6. Aquilo que era esperado nos últimos dias já aconteceu:

    Barack Obama já lidera na contagem do superdelegados, depois de ter recebido 9 endorsements nas últimas 24 horas, contra apenas 1 endorsement para Hillary Clinton na última semana, que compensou a «deserção» de um outro superdelegado.

    Segundo o Real Clear Politics, neste momento Obama conta com o apoio de 274 superdelegados contra apenas 271 superdelegados que apoiam Clinton.

    Recorde-se que Hillary Clinton chegou a ter mais de 100 superdelegados de avanço sobre Obama…

    A um ritmo de destes (9 endorsements em 24 horas não é nada comum), parece que os Democratas querem assegurar o mais rápido possível a nomeação de Obama, não esperando sequer pelos próximos resultados.

    Acabou a esperança para Clinton, que apenas poderá sonhar, pelas últimas notícias vindas da imprensa norte-americana, com a hipótese (remota) de ser convidada para o Dream-Ticket, dado alguma abertura que começa a surgir de ambas as partes nas últimas horas…

  7. Yes


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: