Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 19, 2008

Obama declara vitória?

Nas últimas horas surgiram vários rumores que Barack Obama poderá declarar vitória após as primárias de amanhã no Oregon e Kentucky. O Politico defende hoje que isso não é verdade. Mesmo que alcance uma maioria de delegados eleitos, Obama manter-se-á disposto a ir até ao fim com as eleições. Segundo o site americano, o Senador irá manifestar respeito pelos apoiantes de Hillary, e não fará nada para desrespeitar a sua vontade.

Entende-se bem a estratégia de Obama. Numa altura em que a nomeação dificilmente lhe fugirá, este é o tempo de começar a pensar na união do partido e de todos os seus eleitores. Isto significa que precisa de agarrar o maior número dos apoiantes de Hillary. A partir daqui não veremos a sua candidatura hostilizar os Clinton. O jogo da matemática está ganho. As baterias já estão a ser direccionadas todas para John Mccain e os republicanos. A corrida democrata acabou oficialmente no dia 6 de Maio, em Indiana e Carolina do Norte. Agora é tempo de curar as feridas da guerra civil. Os conselheiros de Obama sabem-no bem.

Nos últimos tempos não tive o tempo necessário para reflectir. Alguém me consegue explicar a razão de Hillary Clinton manter-se na corrida? Pretende ganhar influência na Convenção? Talvez. Será que seja o lugar de Vice-presidente? Tenho as minhas dúvidas. Acredita num milagre ou num escândalo que vire os democratas contra Obama? Pode ser que sim. Ou simplesmente, espera acabar o processo de votação, que numas primárias históricas, todos os votos contarão, para depois, terminado o processo eleitoral, declarar-se derrotada e apoiar solenemente Barack Obama contra John Mccain? É nesta hipótese que mais acredito, o que não inviabiliza todas as outras anteriores. Não tenhamos dúvidas. Estes foram dois candidatos fabulosos, que apesar dos erros cometidos (muitos mais para Hillary Clinton), protagonizaram as mais fantásticas primárias que há memória. Agora é tempo para as eleições gerais, que poderão ser tanto ou mais interessantes do que esta época eleitoral que agora está a terminar.


Responses

  1. oi Nuno que bom que vc está de volta, fez falta!

    Acho que a Hillary está querendo a vice-presidencia.
    O que não seria do meu agrado
    Um abraço

  2. Eu adoro a ideia de Hillary ir a votos como Independente,quem sabe não conseguisse a proeza de convencer que apesar de tudo não está tao”engagé”
    com o sistema? Que grande Novembro seria…

  3. Obrigada pelo site,e boa sorte para o seu Mestrado.

  4. Adoro a tenacidade desta Mulher,adoro a sua ambição,naturalmente que é alguém comprometida com o sistema,mas…alguém imagina um candidato à presidência dos EE UU sem pertencer ao sistema??Acreditam que Obama o é menos? Eu adoraria acreditar,mas…Adoro que uma Mulher considere ter o direito de ser AMBICIOSA como qualquer homem. Que ganhe a Democracia!

  5. Sinceramente, inclino-me para duas hipóteses: uma é a teimosia de Hillary Clinton. Não quer perder face sem ir até ao último voto, ainda mais perante as críticas que fez no passado. Desta forma, sempre pode ir suavizando o discurso de forma a sair com alguma dignidade, coisa que não aconteceria agora.

    A outra hipótese é mais cínica: quer aroveitar o dinheiro dos donativos que lhe vão aparecendo, mesmo que escassos, para ir pagando dívidas de campanha sem ter que recorrer ao seu próprio bolso. Bastar-lhe-ia ir gastando menos dinheiro na campanha que aquele que fosse recebendo e daria para amenizar os problemas.

  6. Acredito que Hillary sairá desta corrida até 15 de Junho, segundo um memorando que saiu da sua candidatura depois do Indiana. Acredito que irá seguir a primeira hipótese colocada pelo João André. Não acredito muito que continue a receber dinheiro suficiente para pagar as dívidas de campanha… Mas pode ser que isso esteja a acontecer.. Felizmente ou infelizmente, esta corrida terminou no passado dia 6 de Maio.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: