Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 21, 2008

A 68 delegados

Pois é. Segundo a contagem do RCP, Barack Obama está a 68 delegados de obter a nomeação democrata. Faltam disputar os 16 delegados do Montana, 15 do Dakota do Sul e 55 de Puerto Rico. Com os Superdelagados a aproximarem-se Obama, não me parece inverosímil que pouco tempo depois de 3 de Junho, Obama atinja esse número. O fim de uma grande campanha. E o inicio de outra.


Responses

  1. É com extrema satisfação,que a maioria absoluta dos brasileiros e latinos em geral recebem esta excelente notícia.Precisamos que os Estados Unidos possuam um Presidende mais liberal e visionário.Sabemos que os Democratas são mais protecionistas,à nível econômico,mas,por outro lado,defendem paradigmas mais diplomáticos em diversos outros temas.O planeta se encontra mergulhado em conflitos que se alastram de uma forma preocupante.Precisamos que o caráter cosmopolita de alguns ideais defendidos por Barack Obama,funcione,efetivamente, a partir do ano que vem.Esperamos que o preconceito não impere durante o processo eleitoral daquela Nação e que tenhamos,no mínimo,oito anos de domínio democrata.Seria o prenúncio da continuidade de algumas estratégias bem sucedidas da era Kennedy e Clinton.

  2. Caro Rômulo,

    Para o comércio livre nas Américas, o mais indicado seria um presidente republicano. Para quem defende o proteccionismo económico, o ideal seria um democrata.

    Mas entendo que a América do Sul se dê melhor com presidentes democratas. Afinal de contas, neste momento a maior parte dos países são dominados por partidos de esquerda. Só um ponto. Eu não confundo a esquerda do Presidente Lula e da Srª. Bachelet com Hugo Chavez ou Evo Morales.

    Abraço e volte sempre

  3. Eu não sou muito simpático ao Senhor Luís Inácio Lula da Silva.Votei em 2002,pois esperava uma mudança significativa nos privilégios de alguns,mas não foi isto que se viu.O socialismo que ele executa está empobrecendo a classe média.As grandes fortunas,os banqueiros,agiotas institucionais e outras classes restritas continuam tendo os seus aumentos salariais privilegiados e as suas benerces descabidas.Os mais pobres o idolatram,mas não têm ciência desta realidade cruel.Em 2006,votei na Senhora Heloísa Helena,pois apesar de radical,manteve-se fiel aos seus princípios e não se vendeu a estes ideais deturpados.Foi expulsa do partido do Presidente por não concordar com esta camuflada continuidade da social democracia liberal do governo Fernando Henrique Cardoso.Lula não passa de um diplomata populista,que deu continuidade a um plano econômico que estabilizou a moeda e melhorou a imagem do País no Exterior.Por outro lado,além da cultivar a demagógica imagem de salvador dos pobres, esconde do resto do mundo que não tem feito isso sacrificando os mais ricos.Os grandes apenados continuam sendo os de poder aquisitivo mediano.No entanto,reconheço que estamos sem opções eleitorais,pois quem ainda não se vendeu,não possui densidade eleitoral para as próximas eleições.A única opção seria votar,novamente,na social democracia liberal,que também nada fez pela classe média durante os 8 anos que esteve no poder.Uma triste realidade!

  4. “Para o comércio livre nas Américas, o mais indicado seria um presidente republicano. Para quem defende o proteccionismo económico, o ideal seria um democrata.”

    Penso que não é assim tão linear; ainda que, em teoria (pelo menos nos últimos 50 anos – antes era ao contrário) os Republicanos sejam mais “livre-cambistas”, há dois factores que contrabalançam um pouco isso:

    – os republicanos tendem a ser mais fortes nos estados que mais têm a ganhar com o proteccionismo (agricultura no Sul e Oeste; indústria têxtil no Sul)

    – como os democratas, em politica externa tendem a ser “multilateralistas”, acabam por ter mais medo de tomar medidas que os possam fazer perder aliados (p.ex., iniciar guerras comerciais)

  5. últimas sondagens Nacionais para 2008 e 2010:

    Quem vc prefere que Governe os Estados Unidos da América nos Próximos 4 anos?
    Democratas:35%
    Rebublicanos:10%
    Tanto faz:5%
    Não sei,não me interessa:50%
    Uma segunda pergunta foi feita aos que conheciam os candidatos.A preferência ficou assim:
    Obama:52%
    Hilary:28%
    Macain:12%
    nenhum:8%
    Se a Eleição para Presidente do Brasil foose hj,em quem vc votaria?

    José Serra-PSDB(social democrata,Governador de São Paulo.Eles formam o maior bloco opsicionista junto com o DEM-democratas):30%
    Ciro Gomes-PSB(Socialista da base governista,Deputado Federal,Ex candidato presidencial e Ex Ministro de Lula):20%
    Heloísa Helena:PSOL-(Socialistas que não se venderam,bloco que se rebelou contra o Partido dos Trabalhadores-PT,do Presidente Lula):14%
    Dilma Roousef-PT:Ministra e mulher de confiança do Presidente.Ex guerrilheira revolucionária.:4%.Pode vir a crescer se for oficializada candidata,pois quem manda no povão é o Homem!
    Outros:Totalizam algo em torno de 5%,no máximo

  6. Conclusão das Enquetes:Metade do eleitorado Brasileiro não sabe nada ou não possui interesse pela eleição Norte Americana.No entanto,80% dos que conhecem os candidatos,preferem um democrata no poder.Os candidatos oficiais do atual bloco governista brasileiro,totalizam 24% das preferências do eleitorado.Os independentes:20%.A maior frente de oposição:30%.Porém,tudo isto se torna muito relativo,tendo em vista o poderio que o atual Presidente possui,junto às camadas mais humildes da população.Retificação ortográfica:Na segunda participação cometi um assassinato da língua.A palavra é “beneces” e não benerces como postei.Perdão pelo erro crasso.Já basta os brasileirismos que fazemos com a vossa língua original.Grande abraço e “estou a acompanhar”(como vcs dizem aí)o excelente blog,diariamente.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: