Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 21, 2008

Obama “perto” da nomeação

Barack Obama não se declarou vencedor das primárias democratas ontem no Iowa, mas apenas por calculismo político. Os apoiantes de Hillary Clinton bem podem fazer o spin que quiserem, que estas primárias estão decididas. A única dúvida será o timing do abandono de Clinton.

Obama não quer hostilizar os apoiantes da sua adversária, e tem gerido esta relação com cuidado. Ontem, poderia ter perfeitamente ter-se declarado o vencedor, mas preferiu dizer que ganhou nos delegados eleitos e está “muito perto” de obter a nomeação democrata. Com os delegados obtidos ontem, já tem a maioria dos delegados eleitos, estando próximo do número mágico dos 2025 delegados. E que poderá obter já durante o mês de Junho, depois de realizadas as primárias do Montana, Puerto Rico e Dakota do Sul, bem como do apoio esperado de mais Superdelegados. A derrota expressiva no Kentucky foi compensada pela vitória de 16% sobre Clinton no Oregon. Podemos continuar a defender que Obama terá problemas na América tradicional e conservadora, que tanto vota democrata como republicano, mas a verdade é que é impensável que os restantes Superdelegados atribuam a nomeação a Clinton.

Ontem, Howard Wolfson esteve na CNN a falar nas possibilidades de Clinton ainda vir a ser nomeada. Que me desculpem os seus apoiantes, mas parecia mais o Ministro da Propaganda Iraquiano a falar quando os americanos estavam às portas de Bagdad. Tanto spin para enganar quem? Certamente que o staff de Clinton já está a preparar a retirada, e a utilização da Florida e Michigan no actual contexto já é surrealista. Obama é o nomeado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: