Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 27, 2008

Falta apenas uma semana

Segundo todas as notícias que nos chegam dos Estados Unidos, Barack Obama deverá assegurar uma maioria de apoio dos delegados logo após as primárias de 3 de Junho. Jimmy Carter deu o mote esta semana, quando defendeu que Hillary deveria afastar-se da corrida logo após as últimas eleições.

Segundo fontes próximas de Barack Obama, este já tem dezenas de apoios de Superdelegados, mas preferiu “congelar” esses endorsements até ao final das primárias. Segundo o RCP, Obama está a 50 delegados de atingir o número mágico da nomeação. Com estas três primárias que faltam (Obama deverá vencer no Dakota do Sul e Montana e perder em Puerto Rico), mais estas dezenas de Superdelegados que lhe irão declarar o seu voto após 3 de Junho, Obama deverá garantir a nomeação.

O espectro da Florida e Michigan vai continuar a pairar sobre o Partido Democrata, mas é improvável que qualquer resolução altere a indicação de Barack Obama como o candidato a Presidente dos Estados Unidos da América.

Responses

  1. Tomara que essa semana passe rapidamente!Só um detalhe caro Nuno:Se eu errar no linguajar,por favor não achem que sou analfabeto,pois há coisas que nós brasileiros não usamos na prática.Ex:”Concordo consigo Xicão”.Só utilizamos o “consigo” em orações do tipo:”Estar em paz consigo mesmo”.No citado caso,escreveríamos:”Concordo contigo Xicão”..se está errado eu nem sei!kkkkkkkkkkkk.Abraço!

  2. Olá Rômulo!

    Uau,

    Que coisa bonita e interessante nos proporcionam
    as novas tecnologias!
    Este é o lado positivo que a Globalização nos premeia.
    Já viu o fabuloso que é, nós dois, separados por milhares de quilómetros, um imenso Oceano de permeio, e ainda assim podermos permutar informação, responder a dúvidas quase instantâneamente?

    São dúvidas de falantes da mesma Língua mãe- o Português- mas com as variantes típicas da evolução dos sotaques ou como muito bem disse dos linguajares, porque se trata de países tão longínquos entre si.

    Aqui em Portugal, pequenino como é, temos algumas variantes ou sotaques, vocabulário típico de região para região, e como isso é divertido…portanto, NUNCA pense que algum Português bem informado e de boa-fé possa pensar que enferma de algum analfabetismo, era o que mais faltava!!!

    Agora, respondendo à sua dúvida:

    Qual a forma que estará correcta,? Aviso desde já que não sou professora de Português ou Linguísta, longe,muito longe disso, mas julgo-me habilitada para lhe dizer que “Concordo consigo,Xicao”, é uma forma de expressão normalmente utilizada,seja na Oralidade ou na Escrita, em Portugal

    Agora, se quiser acompanhar o meu raciocínio, perceberá porque considero que a fórmula que questionou, deverá estar correcta.

    “Consigo” é um pronome, que significa “em companhia de com quem se fala”, é uma flexão do pronome “Si”, precedido do pronome “Com”.
    “Contigo” e “Comigo”, SÃO IGUALMENTE PRONOMES, aqui utilizamos os diferentes pronomes consoante o grau de deferência que temos com os nossos interlocutores, isto é,´se eu estou dialogando com alguém que trate por TU, naturalmente eu direi : “estou de acordo contigo, Xicao,” mas como eu não conheço o Xicao, eu não o tratarei por tu, assim devo dirigir-me a ele tratando-o por você ou vós ou o Sr, então é correcto eu dizer:”Eu concordo consigo, Xicao”. o Pronome “Comigo”, utiliza-se por ex. “estou falando comigo mesma”.
    O ex. que deu, que o pronome “Consigo” utilizam em oracões do tipo: “Estar em paz consigo mesmo”, nós também vulgarmente o utilizamos.

    ESPERO NÃO TER SIDO MUITO “CHATA”, NESTA MINHA TENTATIVA DE EXPLICAÇÃO DESTA DIFERENTE E ENGRAÇADA FORMA DE NOS TRATARMOS.

    É curioso como vocês, Brasileiros, por vezes utilizam com muito à vontade o tratamento por TU, mas na maioria das vezes utilizam o você preferencialmente, a menos que isso esteja a mudar.

    Como deve saber os Espanhóis não estão com meias medidas e tratam dos mais simples homens até presidentes por tu, ex. disso foi o episódio do rei de Espanha D.Juan e o presidente Chavez.

    Ao Nuno, peço perdão por estar a tomar este espaço para esta permuta, que achei pertinente responder. se quiser acrescentar(em) algo ao que disse,corroborando ou corrigindo-me, ficarei
    muito agradecida.

    Tal com disse, creio que a Blogosfera, está a tomar-se num importante veículo de informação e reflecção, muito interessante e importante.
    , e lhe diz: “CALLA-TE”…

  3. ai,ai,ai…

    Eu queria e deveria ter escrito -“Reflexão”.

    Também nao percebo com aparece no final do post a citação do rei D Juan a Chavez-CALLA-TE, quando ela foi por mim introduzida no parágrafo adequado…

    Mistérios informáticos…

  4. Cara Maria,

    Não há problema nenhum. Eu próprio teria tentado explicar o que tão bem explanou.
    Este blogue é um espaço completamente aberto às pessoas e ao que entenderem escrever, seja para criticar, corrigir, informar ou esclarecer alguém.

    Obrigado pela participação.

    Cumprimentos,

  5. Olá Nuno,
    vc acha que o Jimmy Carter pode sair de vice- presidente com Obama?

  6. Ola Izabella,

    Esse cenário não é possível. Carter faz parte de uma velha geração de senadores sem influência real na vida política americana. Mais, neste momento, devido às suas posições anti-israelitas, não é um bom aliado para qualquer candidato.

    Cumprimentos,

    NG

  7. Maria, sua intervenção, ao contrário de chata, foi interessante, foi lírica, gostosa de ler!
    O pronome “tu” no Brasil vem ganhando força (sendo muito usado), acho que se deve às novelas e a filmes. O que acho lamentável é que este pronome da segunda pessoa está sendo usado com o verbo na terceira, e isto considero um sacrilégio, um atentado contra a nossa língua” (tu vai, tu gosta, tu chora, tu ama… é de doer!).
    Acerca de Chávez, penso que Juan Carlos não poderia ter dito de outra forma: o ditador venezuelano é uma fraude!

    Acerca do polêmico “consigo”, só para complementar o que a Maria escreveu, gostaria de dizer ao Rômulo Gabriel que a língua portuguesa é uma só. O que é errado no Brasil, também é em Portugal.
    “Consigo é um pronome pessoal reflexivo, tendo como acepções: “em sua companhia”, “em sua mente”, “no seu espírito”, “em seu poder”, “a seu cargo”, “em seu ser”, “dentro de si…”
    O significado “com você”, “com fulano”, “com Xicão”, “com Manoel”, ou seja, em relação à pessoa com quem se fala (sem significação reflexiva), é condenado por muitos e defendido por alguns e é considerado regionalismo (utilizado com freqüência em Portugal).
    Então, o “contigo”, ou “com você” são as formas corretas e não questionáveis.

  8. Lúcio,
    Obrigada!

    Todo o seu post…sem contestação!

    A nossa difícil, mas muito bela Língua, é também MUITO mal tratada em Portugal, com “aleijões”
    tais que que “dilaceram” a Alma …

    Mas nada de lastimar, antes tentar e tentar bem, a recuperação da nossa herança cultural.

    Termino, citando Alberto Caeiro

    O meu olhar é nítido como um girassol.
    Tenho o costume de andar pelas estradas
    Olhando para a direita e para a esquerda,
    E de vez em quando olhando para trás…
    E o que vejo a cada momento
    É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
    E eu sei dar por isso muito bem…
    Sei ter o pasmo essencial
    Que tem uma criança se, ao nascer,
    Reparasse que nascera deveras…
    Sinto-me nascido a cada momento
    Para a eterna novidade do Mundo…

  9. Obrigada Nuno

  10. Sera que Mccain vai ficar entre os melhores?

    Eu torço pro Mccain

  11. Simplesmente para dizer viva Barack Obama: a história americana está prestes tomar novo rumo. Obama é sem dúvida o futuro(certo) dos EUA. Alguém dúvida?
    Acerca dos “aleijões” ao português, meu comentário é que por favor tenham respeito e pena de Camões. A língua portuguesa é das mais belas do mundo e sinceramente não vejo razões para entrar em mutilações daqueles que sofrem as meninas da África Ocidental…
    Um abraço.

    José Manuel(Maputo-Moçambique)

  12. Caro José Manuel,

    Seja bem vindo ao blogue. Este é um espaço onde todos são bem recebidos, especialmente os que falam a língua de Camões.

    Gostava de aconselhar alguma calma em relação à euforia com Obama. John Mccain está na luta, e eu não teria tanta certeza de uma vitória de Obama em Novembro. Apesar de o considerar favorito, muita coisa poderá acontecer em cinco meses.

    Abraço e volte sempre.


Deixe uma Resposta

Categorias

