Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 27, 2008

Mccain propõe a Obama visita ao Iraque

John Mccain criticou Barack Obama por não ir ao Iraque desde 2006 e propôs uma visita conjunta ainda este ano.

O Iraque vai ser um dos pontos de discórdia desta campanha eleitoral, com pontos de vista radicalmente diferentes entre republicanos e democratas. Apesar da primeira impressão este tema favorecer claramente os defensores da retirada do Iraque, este tema poderá não ser assim tão simples como isso.

Não sejamos ingénuos. Os americanos estão fartos desta guerra e desejam que os soldados regressem a casa. Mas, depois do desastre do Vietname, os americanos não querem perder outra guerra. Com as melhorias no terreno operadas nos últimos tempos, surge no horizonte uma esperança de vitória americana no Iraque. John Mccain foi deste o inicio um critico da condução da guerra por parte de Donald Rumsfeld. A nova estratégia perpetrada pelo General David Petraeus parece ter dado razão a Mccain. Se até Novembro a condição no terreno continuar a apresentar melhorias, os democratas poderão ter dificuldades em defender uma retirada imediata do Iraque.

Mccain vai continuar a criticar Obama devido ao Iraque, como se viu neste convite envenenado. “ Olhem para o que aconteceu nos últimos dois anos desde a visita do senador Obama e ter declarado que a guerra estava perdida”, defendeu um Mccain, visivelmente satisfeito pelos recentes progressos militares e políticos no Iraque, durante uma entrevista à Associated Press.

Mccain irá arguir que está melhor preparado para ser commander in chief em tempo de guerra. Este foi o argumento que Hillary utilizou para derrotar Obama, com os resultados que se conhecem. O candidato republicano irá precisar de mais argumentos para convencer os eleitores. Também em 2000, com Al Gore, e em 1992, com George H. Bush, foram utilizados argumentos do mesmo género, sem resultados positivos.

Anúncios

Responses

  1. especulando em forma de ensaio eu diria que para amaciar o espectro do caos social no Iraque a probabilidade de o governo americano estar a adoçar a boca das milícias rebeldes com muitos dólares é tão alta quanto a de chover algures na europa durante o dia de amanhã…

  2. De facto, os Estados Unidos asseguraram a colaboração de milícias sunitas com muitos dólares. Isso é público.

    Mas é indesmentível que os níveis de violência diminuíram significativamente nos últimos meses, e mais do que isso, o Iraque saiu da agenda mediática. E isso favorece Mccain. Se será suficiente para mudar o sentimento dos americanos em relação a esta guerra, isso é outra história.

  3. Nuno,

    é um facto que o Iraque saiu da agenda mediática,mas será que os níveis de violência diminuiram deveras?

    A crise económica, que começou, promete ser um vendaval tal, que nem a maior economia aberta do Mundo se aguenta. A realidade de outras fortes economias emergentes…

    Como sabe, o tema Economia passou a ser o tema central das preocupações dos Americanos em detrimento do Iraque, da sua imagem externa…o Iraque está muito longe…e a manipulação dos “media” pelo Poder instituído…

    O Americano é um povo “formatado” pelo Liberalismo…o estado da Economia é o “papão” mais temível e mais manipulável…e não será surpreendente que o candidato que garanta melhores expectativas nesta área, possa ser o próximo Presidente Americano, sendo que assim o tema “Iraque”, pelo menos como falhanço, possa já não ser tão relevante para uma vitória nas eleições.

    De facto, nada está decidido, porque até Novembro, muita água passará por debaixo da ponte…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: