Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 29, 2008

“Luta pela eleição geral começa na próxima semana”

Foi desta forma que Barack Obama falou se referiu aos dias que se vão seguir a 3 de Junho, data das últimas primárias no Montana e Dakota do Sul. O senador disse que espera ser declarado vencedor nos próximos dias.

Segundo as contas da CNN, Obama está a apenas 48 delegados dos 2026 necessários para obter a nomeação. Neste momento, tem mais 198 delegados que Hillary Clinton.


Responses

  1. Esta frase de Obama é tanto uma forma de dizer que Hillary já perdeu como uma defesa perante a força de McCain nas sondagens. Como que a dizer “..agora é que vou arrancar a sério…”

    Nas eleições gerais Hillary Clinton seria competitiva nos estados das margens do sul, como o Tennesse, Kentucky, Arkansas, Florida e West Virgínia, assim como em Estados industrializados do Norte, como o Ohio e o Michigan.

    Obama parece estar atrás de McCain em todos estes Estados, por margens que chegam aos 2 dígitos nos primeiros citados.

    Obama parece não conseguir compensar a perca previsível destes Estados com a vitória em Estados do Oeste, que apesar de alguma recuperação, se manterão solidamente republicanos.

    Ou seja, Obama arrisca-se a perder alguns Estados que Kerry ganhou e a não ganhar nenhum Estado que votou Bush. Clinton poderia ter um resultado comparável aos do marido em 1996.

    Este é o drama dos Democratas.

    Pode ser que até Novembro as coisas se alterem, pois em Politica estes meses são uma eternidade, mas Obama já não parece ser um supercandidato, e o mero facto de ainda faltar muito tempo pode jogar contra ele, pois que perde o efeito “novidade”.

    Miguel Direito

  2. Caro Miguel,

    Obama vai ser competitivo no Iowa, no Ohio, Colorado, Iowa, Missouri, New Mexico, Virginia?.

    Isto apenas alguns que me lembro agora que votaram em Bush em 2004. Poderá também perder o Michigan, Pennsylvania, Wisconsin ou New Hampshire, que votaram Kerry em 2004.

    É verdade que Hillary poderia ser competitiva no Arkansas, Tennessee, West Virginia, Indiana, e mais forte no Ohio e Florida e seguraria mais facilmente Pennsylvania e Michigan.

    Mas como tenho dito, acredito que estas eleições, pela natureza dos candidatos, vão ser diferentes das de 2000 e 2004, e poderemos ter algumas surpresas.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: