Publicado por: Nuno Gouveia | Maio 30, 2008

Ameaça de caos na reunião do DNC

No próximo sábado de manhã, o DNC vai reunir para decidir a questão da Florida e do Michigan. Apesar de ser já virtualmente impossível a Hillary Clinton ultrapassar Obama no número de delegados eleitos, os seus apoiantes não desarmam.

São esperados milhares de apoiantes de HC em Washington no próximo sábado, para protestar em favor das alegações da candidata. A campanha de Obama já apelou à serenidade dos seus apoiantes, para não criar um clima de confrontação verbal entre os apoiantes.

A união do Partido Democrata é um dos objectivos essenciais para Obama, mas Clinton não demonstra sinais de pacificação. Se no fim-de-semana existir confrontação e manifestações entre os democratas, essa situação será mais difícil de almejar. Só para dar um exemplo, um grupo chamar Hillary Rapid Responders apelou aos eleitores para aparecer nas imediações do encontro, para pressionar o DNC a sentar na Convenção todos os delegados do Michigan e Florida.

A forma como for resolvida esta questão, e como os apoiantes de ambas as candidaturas reagirem, irá ser determinante para a união do Partido.


Responses

  1. A CNN noticia que o advogado de Clinton pede que todos os delegados dos dois Estados sejam acolhidos na Convenção e atribuidos exactamente conforme os resultados das duas primárias.

    Quando se sabe que Obama nem sequer estava nos boletins de voto no Michigan, das duas uma: ou Clinton está a subir a fasquia para regatear melhor, ou está a agir com completa desonestidade. Para uma campanha que diz defender a qualidade democrática, deixa muito a desejar quando quer contar um acto eleitoral em que só um dos candidatos estava no boletim.

    Se Clinton tivesse ganho decisivamente na Super Terça-feira, certamente que não estariamos a assistir a este espectáculo, nem ao argumento de que todos os Estados devem votar nas primárias: há muito que Obama teria sido forçado a desistir e há muito que Clinton teria sido “coroada” a nomeada, sem motivos de queixa do sistema tal como o seu marido.

  2. Hélio, você disse tudo!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: