Publicado por: Nuno Gouveia | Junho 3, 2008

O fim do clã Clinton?

Os Clinton estão no topo da política americana desde 1992. Bill conquistou a Casa Branca e governou os Estados Unidos durante oito anos. Hillary foi eleita senadora em 2000, sendo uma das mais poderosas membros do Congresso desde então. Tudo se afigurava para ser a candidata democrata às eleições presidenciais e ser a próxima Presidente. Com um misto de erros cometidos numa fase crucial da campanha, com um adversário que conseguiu transformar as adversidades em oportunidades, acaba por sair derrotada no fim das primárias. A única dúvida é saber se realmente vai ter um lugar no ticket com Obama. Mas parece-me que a possibilidade de voltarmos a ter um Clinton eleito para a Casa Branca termina hoje.

Anúncios

Responses

  1. Quem sabe se Chelsea Clinton não surpreenderá no futuro…

  2. É verdade. Há rumores nesse sentido. Ao que parece, não se terá saído nada mal nesta campanha.

  3. Há rumores, mas essencialmente do pai, que se referiu abertamente sobre esse ponto. Mas é demasiado cedo para dizer seja o que for.

    O que eu pergunto é algo de bem diferente: será o fim para Hillary Clinton? A Economist, salvo erro, levantava há uma semana a questão se esta insistência não seria um preparar de terreno para 2012. Se Hillary Clinton imagina que Obama é realmente um candidato incapaz de vencer McCain (algo que consigo imaginar), poderia estar a demonstrar a sua força para, dentro de 4 anos, se candidatar de novo e tentar ser a candidata democrata contra um McCain em busca de um segundo mandato ou contra um qualquer outro candidato republicano. E nesse caso, estaria bem posicionada para ser a eleita, tanto nas primárias como na eleição geral.

    Claro que esta análise é um pouco abalada se ela aceitar ser VP, mas isso pode ser também por pressão do partido.

  4. Também me parece que ser for candidata a VP, as suas hipoteses para 2012 serão pouco mais que nulas. Este era o ano para HC chegar à Casa Branca. Ela se calhar sabe disso, e talvez seja esse o motivo que está a empurrá-la para VP. Em 2012, caso Obama perca, outros candidatos irão surgir. Se ela não venceu a nomeação este ano, duvido que o vá conseguir mais tarde…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: