Publicado por: Nuno Gouveia | Junho 4, 2008

Barack Obama: candidato democrata

“Caso consiga vencer no Iowa, ou até ficar em segundo lugar, atrás de John Edwards, poderá conseguir chegar à convenção como candidato democrata.”

Escrevi estas palavras antes do Caucus do Iowa, no dia 3 de Janeiro. Sempre acreditei que, apesar do favoritismo de Clinton, Barack Obama poderia chegar à Convenção Democrata como vencedor. Ao longo dos últimos meses fui escrevendo das possibilidades reais dos candidatos, mostrando que estas primárias não seriam favas contadas para Hillary Clinton. E assim aconteceu. Ao contrário de outros, conforme se podem lembrar do que escreviam antes da Superterça-feira.

Lamento que pessoas com responsabilidades nos órgãos de comunicação social portugueses não tenham sempre este discernimento, ao fazer as suas análises políticas. Ao noticiar ou comentar sobre pressupostos falsos, enganam o público. Espero que tenham aprendido com os erros, e não comecem já a preparar a tomada de posse de Obama em Janeiro.

A missão de informar os outros pressupõe honestidade intelectual e objectividade. Nós podemos ter as nossas opiniões pessoais, desejos ou ideologias. Eu também as tenho e não as escondo. Mas assumi que tentaria ser imparcial na análise neste blogue. Tenho a sensação que nem sempre o tenho conseguido. Mas não cometo desinformação nem engano os leitores. Gostava que os media portugueses fizessem o mesmo.

Advertisements

Responses

  1. Nuno:

    O seu último parágrafo, é lapidar e resume bem o trabalho que aqui tem feito, nos últimos meses.

    Desde que descobri este blogue ao acaso, no inicio de Janeiro, coloquei-o logo nos meus favoritos e todos os dias, vou religiosamente ver as suas actualizações.

    As eleições Americanas, este ano, tinham mais atractivos e por isso tornaram-se mais apelativas. E o seu trabalho é meritório.

    Os meus parabéns. Acha que podia ficar com uma cópia da sua tese?

    Um abraço

  2. Caro Nuno, não posso estar mais de acordo. O seu trabalho foi um magnífico exemplo de seriedade e honestidade como muitas vezes elogiei no Farmácia Central e também no Melhor é possível.

    Penso que, num patamar diferente, também a blogosfera ganhava muito em ser mais séria e informativa para com os leitores, mas isso levar-nos-ia a muitas outras questões. E não tem nada a ver com ideologias e divergências de opinião, tem a ver com o papel de agentes de informação e de formação de consciências que certos blogs podem atingir. Acredito que a seriedade nada tiraria ao sucesso de um blog, antes pelo contrário. O Nuno demonstra, com este seu exemplo, que no tempo e local certo, as suas convicções e opiniões ganham mais relevo quando sustentadas pelo trabalho de excelência que a todos nos prestou.

    Da minha parte, um “muito obrigado”!

  3. Caro Miguel,

    Quando terminar a tese, poderei tratar disso. Mas desde já vos informo que o seu conteúdo será muito diferente do que tenho escrito neste blogue, visto que o tema é sobre o uso das Novas tecnologias dos candidatos.

    Obrigado ao Miguel e ao Rui pelas palavras proferidas. Tentarei manter o mesmo registo até Novembro.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: