Publicado por: Nuno Gouveia | Junho 4, 2008

Dakota do Sul

Segundo a sondagem à boca das urnas da CNN, Hillary Clinton poderá ter ganho as primárias no Dakota do Sul. Mais um sinal óbvio que Obama vai precisar dos votos de Clinton. Se os vai conseguir, isso é outra história.

Advertisements

Responses

  1. É um resultado um pouco surpreendente, confesso (apesar da sondagem da ARG). Menos surpreendente é a cobertura da SIC Notícias. Informação confusa e muita palha. Aliás, neste momento em que escrevo, Luís Costa-Ribas está a falar do seu Audi (com não sei quantas válvulas) e de como a gasolina está cara nos EUA.

    Eu por acaso conduzo um AX Club em Lisboa e também já me dei conta disso.

  2. Ehhh.. Sem dúvida. Também estou a fazer zapping entre a Sic Noticias e a CNN. Apesar dos exageros da CNN, não tenho dúvidas da minha preferência…

    Este é um resultado que surpreende. Ao que parece, a MSNBC já atribuiu a vitória a Clinton. Mas não muda nada!

  3. Clinton na frente com 12% de vantagem no Dakota do Sul?

    Grande resultado! Enorme surpresa não só pela vitória, mas igualmente pela vantagem.

    Mais uma vez, neste processo de nomeação democrata, surge sempre um contratempo de ultima hora. Quando parecia que Obama iria fechar a nomeação com duas vitórias, Clinton obtem um excelente resultado.

    A nomeação não esta em causa, mas o resultado destaca a importância da senadora de Nova Iorque. Uma simples declaração de apoio forçada pelas circunstâncias políticas não será suficiente para Obama ganhar a Casa Branca. Obama necessita de uma participação activa de Hillary Clinton para vencer McCain.

    Dream Ticket? Após o sim, o não e o nim…

    Vamos ouvir o discurso de Hillary…

  4. Concordo Hélder. A dúvida que tenho é se, depois do que foi dito nesta campanha, um Dream Ticket não poderá tornar-se num arma de arremesso para os republicanos usarem. Não nos podemos esquecer dos ataques fortíssimos entre os dois candidatos democratas, que serão óptimo material de ataque para o GOP.
    Se conseguirem ultrapassar esta, entre outras dificuldades, o Dream Ticket poderá ser muito dificil de derrotar.

  5. As frases da campanha já estão ditas e por isso irão ser usadas certamente pelo GOP, mas uma candidatura conjunta irá, na minha opinião, fortalecer as defesas contra tais ataques.

    Eu só duvido que o ego de Hillary admita a posição de n.º 2 atrás do seu (agora) “amigo” Barack Obama…

    Mas existem, pelo menos, 17 milhões de razões para Obama pensar seriamente nisso…

  6. “No Decisions Tonight”

    Parabéns Barack Obama pela nomeação, mas eu consegui ganhar os grandes estados, os swing states, tive 18 milhões de votos, etc. etc. etc.

    Parece-me um jogo de ténis político. Hillary serviu e mandou a bola pra o lado de Obama.

    O discurso foi um enorme “Fico à espera!”

  7. Hillary esgotou os stocks de super-cola três. Uma coisa é dizer que fez uma campanha extraordinária e negociar nos bastidores com Obama o que fazer agora (VP, lugar na Administração, etc.). Outra é num discurso de 20 mins não reconhecer a vitória de Obama, não lhe dar os parabéns por essa vitória e em nenhum momento aceitar o óbvio: perdeu, paciência.

  8. Caro Helder,
    Sim, concordo. Hillary estará a tentar obter o lugar de VP. Haverá muitas negociações entre ambas as candidaturas na próxima semana. Obama tentará resistir a esta opção. Não sei se terá possibilidades para tal.

  9. Caro JGA,

    Hillary raramente reconheceu a derrota. Várias outras noites eleitorais fez o mesmo. Entende-se as resistências que haverá na candidatura de Obama em aceitar Hillary no Ticket. Poderia ter tido uma postura mais “conciliatória” no seu discurso. Não o fez. Mais tarde veremos se isso lhe dará frutos.

  10. A diferença de delegados rondará os 200, ou seja, 5% do total de delegados. Assim, teremos Obama com 52,5% e Hillary com 47,5%.

    Conseguirá Obama recusar a “disponibilidade” de Hillary sem sem criticado por arrogância e desprezo por quase metade do Partido Democrata?

    Vamos lá ver e ouvir a resposta de Barack…

  11. Eu não sou porta-voz de nenhuma candidatura, mas as diferenças pessoais entre Obama e Hillary não podiam ter sido mais claras.

    Hillary apareceu com um discurso incrivelmente arrogante para quem acabou de perder as primárias. Não deu os parabéns a Obama, não reconheceu a derrota, não atacou McCain. Nada, apenas puro ressentimento, ameaças de continuar (ouviram o público a gritar “Denver, Denver”?), insistindo na sua putativa “nomeação” e “vitória moral”. Foi lamentável.

    Obama, pelo contrário, foi de uma elegância extraordinária, elogiando Hillary e reconhecendo o seu papel notável no Partido, na América e nestas primárias, co-responsabilizando-a pelos recordes de afluência e pelo que de bom os EUA possam obter no plano da “saúde universal”.

  12. Caro JGA,

    Isso que refere é verdade. Mas a também não podemos esquecer que Obama é um político inteligente, e demonstrou-o no seu discurso. Atacou a dupla Mccain|Bush, e elogiou Hillary Clinton, de quem vai precisar do apoio e também dos eleitores que votaram nela.

    E de facto, Hillary estará a exagerar no ressentimento. Deveria estar a ser mais graciosa na hora de saída. Já houve apoiantes dela que disseram que poderia estar em negação e a ficar desesperada.

  13. Irá Obama resistir ao dream ticket com a oferta de um lugar de liderança na politica externa como Secretária de Estado?

  14. Hillary, como tinha dito ontem fez um Grande Discruso.
    Reparem que ela está a fazer o que fizeram milhões de Democratas em 2000 quando reclamaram a presidência para Gore.

    Como ela disse, ela teve mais votos, ganhou em todos os swing states.

    A Donna Brazille na CNN estava “branca” depois do discurso de Hillary.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: