Publicado por: Nuno Gouveia | Junho 19, 2008

Obama recusa financiamento público

Num email enviado aos seus apoiantes, Barack Obama anunciou que não vai aceitar o financiamento público para a sua campanha. Esta decisão implica que Obama recusa os 80 milhões de fundos públicos, mas fica livre para gastar o que conseguir angariar dos seus apoiantes.

“Esta não é uma decisão fácil, especialmente porque apoio um sistema público de financiamento de eleições”, defendeu Obama na mensagem, acrescentando “que o sistema público das eleições presidenciais está danificado e os nossos opositores são mestres em jogar com o sistema”.

Esta opção de Obama já era esperada, e não pode ser desligada do facto de estar a receber milhões de dólares dos seus apoiantes. Desde Janeiro de 2007 já obteve cerca de 272 milhões de dólares, pulverizando todos os recordes de angariação de fundos. John Mccain fica-se por pouco mais de 100 milhões. Outra opção seria negar esta vantagem enorme que está a receber dos seus apoiantes. E sabe-se como o dinheiro é importante numa campanha presidencial americana.

John Mccain não vai deixar de criticar Obama por esta decisão, pois significa que o senador do Illinois não vai cumprir a promessa que fez no ano passado. Mccain tem aqui uma oportunidade de ouro para acusar Obama de hipocrisia.

In February 2007, I proposed a novel way to preserve the strength of the public financing system in the 2008 election. My plan requires both major party candidates to agree on a fundraising truce, return excess money from donors, and stay within the public financing system for the general election. My proposal followed announcements by some presidential candidates that they would forgo public financing so they could raise unlimited funds in the general election. The Federal Election Commission ruled the proposal legal, and Senator John McCain (R-AZ) has already pledged to accept this fundraising pledge. If I am the Democratic nominee, I will aggressively pursue an agreement with the Republican nominee to preserve a publicly financed general election.”

Barack Obama

Advertisements

Responses

  1. Típico. Todos muito “de esquerda” até a “cor do dinheiro” (grande filme) falar mais alto.

    Mccain não faria o mesmo. Mas Mccain não é um republicano típico, admito. Bush faria o mesmo, por exemplo. Não sei até que ponto é que isso será muito prejudicial para Obama.
    Aliás já nao se percebe bem oquê que será prejudicial para Obama. O entusiasmo é tão grande que o homem pode fazer e dizer tudo o que lhe apetece que ninguém parece levar muito a mal.

    Quanto às sondagens ali em baixo quero relembrar que quando john mccain foi eleito o candidato republicano também todas as sondagens lhe davam vantagem em tudo e mais alguma coisa (então a nível nacional nem é bom falar). Parece-me que ainda é cedo para tirar conclusões.

  2. Não acredito que isto vá ser muito prejudicial a Obama. Mas não abona em seu favor, e principalmente na defesa da “new politics”. Está certo que o seu sucesso na angariação de fundos baseia-se fundamentalmente na doação online de pequenos contribuintes e não de “major donors”. Mas também é verdade que tinha prometido uma nova forma de fazer política relativamente ao financiamento político e que estaria disposto a chegar a um acordo com o seu opositor republicano. A sua desculpa não convence.

    Em relação às sondagens, acredito que ainda é muito cedo para fazermos previsões para Novembro. Mas os sinais são francamente positivos para Obama.

  3. […] Junho 21, 2008 Como se esperava Posted by Carmex under Antiparasitários, Genéricos   Obama recusa financiamento público, […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: