Publicado por: Nuno Gouveia | Junho 23, 2008

Mais petróleo nos EUA

John Mccain propôs esta semana o fim da proibição da exploração petrolífera em certas zonas dos EUA. Este, juntamente com a recusa de Obama em aceitar o financiamento público, é o assunto do momento. Com o barril de petróleo a 134 dólares, e com a gasolina perto dos 5 dólares, os americanos sentem que é urgente mudar de estratégia. Os EUA têm 3% das reservas mundiais de petróleo, mas uma proibição imposta pelo Congresso em 1982 não permite exploração das reservas domésticas. Cerca de 2/3 do que consome é exportado de países como a Rússia, Venezuela e Arábia Saudita.

A interdição era até há bem pouco tempo defendida pela maioria dos americanos, e também por John Mccain. Mas a crise energética fez mudar muita gente de opinião. Segundo a última sondagem da Gallup, 59% dos americanos apoia a exploração petrolífera da costa americana, contra 39% que está em desacordo. A maioria dos eleitores republicanos e independentes é favorável, enquanto os democratas mostram-se contra.

O presidente Bush apelou esta semana ao congresso para mudar as regras do jogo, para combater a crise energética. Outros democratas, como o senador democrata da Virgínia Jim Webb, ou ainda o candidato ao lugar no senado, Mark Warner, mostraram-se também eles favoráveis à exploração da costa da Virgínia. Barack Obama já disse que não concorda, pois isso iria implicar mais investimento no uso das energias fósseis, o que vai contra a sua política ambiental. Obama defende o investimento em energias renováveis e tecnologia limpa, e um total desinvestimento no petróleo e outras energias poluidoras. John Mccain concorda com a maior parte das ideias defendidas por Obama nesta área, mas preconiza medidas de urgência para combater a crise energética actual.

Presumo que esta discussão ainda está a começar nesta campanha. Esperemos pelos próximos capítulos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: