Publicado por: Nuno Gouveia | Junho 26, 2008

Obamacons

No início da época das primárias, muito se escreveu e dissertou sobre a capacidade de atracção de republicanos por parte de Barack Obama. Depois de uma longa campanha, onde Obama foi sendo rotulado de “liberal”, deixou-se de falar desta faceta do senador do Illinois. Mas o influente conservador e colunista Robert Novak, num artigo publicado esta semana, alerta as hostes republicanas para a possível deserção de dois reputados membros do GOP, como o antigo Secretário de Estado Colin Powel e o senador do Nebraska Chuck Hagel.

Nenhum destes dois já declarou o apoio a Obama, mas os sinais que têm demonstrado podem fazer-nos crer que irão apoiar o candidato democrata. O sindroma de “Obamacons” é, para Novak, um sinal evidente que muitos republicanos estão descontentes com a Administração de George W. Bush e poderão não apoiar John Mccain, apesar de não terem animosidade contra o senador do Arizona.

Powel tem criticado, em privado, George W. Bush e as políticas republicanas dos últimos anos, e admite vir a apoiar Obama. Hagel é um crítico feroz da guerra do Iraque, e apesar de manter laços de amizade com John Mccain, poderá passar-se para o lado dos Democratas. Ambos os endorsements, a acontecer, serão um importante passo para Obama conquistar os moderados e independentes. Há mesmo rumores que Chuck Hagel estará na shortlist de Obama para VP.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: