Publicado por: Nuno Gouveia | Junho 27, 2008

Supremo Tribunal decide sobre armas

O District of Columbia proibia o uso de armas de defesa pessoal no seu território. Ontem o Supremo Tribunal emitiu uma decisão contrariando este impedimento, conferindo o direito ao uso de armas aos cidadãos americanos, que está consagrado na Segunda Emenda da Constituição.

John Mccain já se congratulou com esta decisão, aproveitando para criticar Barack Obama, defendendo que “ao contrario dos elitistas, que pensam que os americanos apenas viram-se para as armas por causa da fúria e ressentimento, a lei reconhece o direito ao uso de armas como um direito fundamental”.

Barack Obama defendeu que sempre acreditou que “a Segunda Emenda protege os direitos individuais do uso de armas”, mas também considera que é preciso criar “medidas de protecção das comunidades” em relação aos criminosos. Obama não se mostrou totalmente contrário à decisão do Supremo, mas considera que a proibição total de DC tinha ido demasiado longe, e que é necessário criar leis que protejam os cidadãos de pessoas desonestas.

Obama age de forma responsável, não criticando o direito ao uso de armas dos cidadãos, facto que é apoiado pela maioria dos americanos, mas defende que é necessário a existência de restrições e medidas de segurança no acesso. Este assunto tende a favorecer, tradicionalmente, os republicanos, mas os democratas têm vindo a tomar posições mais moderadas nesta matéria. Obama já esta a centrar o seu discurso, como seria natural nesta fase da campanha.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: