Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 7, 2008

Anúncios negativos

No final da campanha de Hillary Clinton, um analista político americano (que não me recordo o nome) disse que “os anúncios negativos funcionam… se o candidato visado não se chamar Barack Obama”.

Os republicanos esperam obter resultados diferentes utilizando uma nova estratégia: usar a própria voz de Obama, da versão áudio do livro “Dreams from My Father”, de 1995. O blogger conservador Hugh Hewitt lançou o mote, no seu programa de rádio, ao colocar Obama a falar das suas aventuras de juventude e as suas atitudes em relação à raça.

Este livro, que teve a versão áudio apenas em 2005, é uma biografia de Obama até entrar em Harvard, em 1988, que contém alguns episódios que poderão deteriorar a sua imagem, segundo alguns republicanos. Contém as suas experiências com drogas no Hawaii, como nesta passagem já utilizada por Hewitt: “continuava a jogar basquetebol, ia às aulas apenas às vezes, bebia muita cerveja e experimentava drogas entusiasticamente…”. Apesar desta história não ser novidade nenhuma para os eleitores americanos, a possibilidade de ter a voz do próprio a contar esta e outras histórias está a entusiasmar alguns republicanos. Hewitt disse que tem o cuidado de passar as declarações de Obama na totalidade, e não apenas excertos, que possam estar descontextualizados.

A campanha de Mccain não parece estar interessada em usar as palavras de Obama em anúncios negativos, mas diversos grupos republicanos estão prontos para o fazer. Há quem acredite que o uso de droga por parte de Obama não o vai prejudicar. Afinal de contas, os dois recentes presidentes, Clinton e Bush admitiram terem usado drogas na juventude. Mas o GOP tem construído campanhas negativas com bastante sucesso, como foi o caso do anúncio de Willie Horton em 1988 ou o Swift Boat Veterans for Truth em 2004.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: