Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 9, 2008

Veeps

As movimentações para a escolha final dos VPs são cada vez mais evidentes, com novidades todos os dias. A partir de agora vou colocando aqui com mais insistência notícias que vão saindo nos media americanos.

No Partido Democrata, Mark Warner reiterou ontem que não está interessado no cargo, mas sim em ser eleito para o Senado. O antigo governador da Virgínia já tinha dito em Junho que não aceitaria um convite de Obama.

A surpresa veio do lado de John Edwards, que tinha negado categoricamente em Maio a possibilidade de ser candidato a VP. Ontem, questionado sobre tal, o antigo candidato presidencial respondeu que “iria considerar seriamente” esse convite.

John Miller, na conservadora National Review, desclassifica vários nomes que supostamente constam na shortlist de Mccain. Joe Lieberman é demasiado liberal, Tom Ridge é pro-choice e falhou no Departamento de Segurança Interna, Charlie Crist não é um conservador, mas um populista que assumiu algumas posições conservadores em temas como os impostos e crime e Mike Huckabee é contra a liberdade do mercado e demasiado ligado à direita religiosa.

Ainda no Partido Republicano, o antigo Speaker da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich escreveu um artigo na Human Events, considerando Bobby Jindal como o Governador mais transformador da América. Neste texto Gingrich defende que Jindal está a liderar uma reforma conservadora na Louisiana e que deve ser seriamente considerado para VP de Mccain. Jindal tem apenas 37 anos, é filho de indianos, está a cumprir o primeiro mandato como governador e é considerado uma das estrelas em ascensão no GOP.

Por fim, Scott Johnson explica, em artigo publicado na National Review, as vantagens do governador do Minnesota Tim Pawlenty. Apesar de considerar que será quase impossível ajudar a colocar no lado republicano o seu estado natal, Johnson vê em Pawlenty uma força poderosa nos swing states, nomeadamente nos blue collar workers e o seu carisma ao fazer campanha política. Pawlenty é também governador num blue state e é amigo de John Mccain há muitos anos, tendo sido um dos seus apoiantes de primeira hora nestas presidenciais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: