Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 10, 2008

Idade de Mccain pode ser um problema

Segundo uma sondagem da Gallup, a idade de Mccain poderá ser um sério entrave à sua candidatura. Entre os inquiridos, cerca de 23% dizem que a sua idade (fará 72 em Agosto) o torna menos capaz de vencer as eleições. O facto de Obama ser negro não parece preocupar os eleitores, pois apenas 8% defende que isso poderá prejudicar as suas hipóteses de chegar à Casa Branca.

O mesmo estudo diz que para mais de 80%, a raça de Obama não fará diferença na sua eficácia na Presidência, enquanto 65% considera que a idade de Mccain não iria prejudicar a sua performance.

Caso Mccain seja eleito, será o presidente mais velho a ser eleito para um primeiro mandato. Ronald Reagan chegou à Casa Branca com 69 anos

Advertisements

Responses

  1. Concordo com esse aspecto sobre a idade. Muita gente poderá ter reservas em votar num candidato que já terá 72 anos e que tem problemas de saúde (mesmo que sejam mais de mobilidade que fisiológicos). Um anúncio que pretenderá concorrer apenas a um mandato poderia ajudar, mas para isso precisaria de um vice-presidente que fosse imediatamente elegível dentro de 4 anos, uma grande figura no partido.

    Quanto aos 80% a dizerem-se não preocupados com a raça de Obama, poderá ser um número excessivo. É mais aceitável não se querer votar num candidato velho que num candidato negro. A idade é defensável (saúde), mas a cor só se defende com argumentos racistas. Mesmo os racistas estão conscientes disto e não quererão afirmá-lo de forma clara, pelo que mais gente poderá não votar em Obama por ser negro do que aquelas que o afirmam nas sondagens.

    PS – note-se que eu não considero Obama negro. Ele é aceite como negro pela comunidade negra porque é o mais próximo qeu se arranja. Ao crescer, aposto que ele terá sido visto tão branco pelos negros como negro pelos brancos. Nesse aspecto, um ponto que o ajuda é o facto de a mulher ser verdadeiramente negra.

  2. Concordo com o argumento sobre a raça de Obama. Aliás, existem estudos sobre isto. Muita gente não vota em candidatos negros, apesar de não o admitirem. No fundo, há quem tenha vergonha de ser racista.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: