Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 10, 2008

Jesse Jackson “embaraça” Obama

O reverendo Jesse Jackson esteve esta semana no The O´Reilly Factor, da Fox News. Não sabendo que o microfone estava ligado, teceu comentários menos abonatórios sobre Obama. Ontem ocupou a agenda mediática, com os seus pedidos de desculpa. O curioso é que as suas declarações originais eram ainda desconhecidas da maior parte das pessoas, pois apenas foram transmitidas pelos media durante o dia de ontem.

Nestas declarações polémicas, Jackson criticou Obama por não falar nos assuntos verdadeiramente importantes para a comunidade negra. O líder do movimento dos direitos civis, e antigo candidato presidencial, afirmou que existem outras questões importantes para Obama abordar, como o desemprego, a crise dos créditos ou o número de negros nas prisões.

Ontem, Jesse Jackson pediu desculpas a Barack Obama pelas declarações, que referiu terem sido privadas, e não com o objectivo de causarem problemas ao candidato democrata. A campanha de Obama já declarou que aceita o pedido de desculpas de Jackson, dizendo que o senador está preocupado com os problemas do país, como “emprego, justiça e oportunidades para todos”.

Eu até considero que esta “polémica” pode ser positiva para Obama, pois demonstra o contraste evidente entre os líderes negros, mais radicais, e ele próprio, que pretende ser um candidato pós-racial. A construção de uma imagem vencedora por parte de Obama passou exactamente pela fuga do ghetto negro. Ou seja, ele nunca pretendeu ser o candidato da comunidade afro-americana, como foi Jackson em 1984 e 1988, ou Al Sharpton em 2004, mas sim um candidato livre de amarras raciais. E tem-no conseguido, obtendo também o apoio esmagador da comunidade africana. E aqui já ganhou!

Adenda:

A reacção mais destemperada veio de… Jesse Jackson Jr, Congressista do Illinois e filho de Jesse Jackson.

Advertisements

Responses

  1. Nuno
    Você sabe em quanto está orçada as Convenções democrata e republicana desse ano, li algumas reportagens a respeito, mas com informações divergentes…Quanto custarão para os partidos as convenções deste ano?

  2. Li que a Convenção Democrata está orçamentada em70 milhões de dólares e a do GOP deve andar à volta disso. Mas ainda não vi dados sobre isso. Sei que esperam angariar propositadamente para Conveção 58 milhões..

  3. Concordo. Este ponto deverá ajudar Obama. Especialmente entre todos os “ressentidos” que não gostam de Jackson. E são muitos. Já os negros não deverão mudar o sentido de voto por causa disto.

  4. I’m no longer sure where you are getting your information, however good topic. I needs to spend some time studying much more or figuring out more. Thank you for great information I was searching for this info for my mission.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: