Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 11, 2008

A ameaça Bob Barr

Será que Bob Barr irá ser mesmo um espinho na candidatura de John Mccain? Barr é um antigo congressista republicano da Geórgia, que abandonou o GOP em 2006, depois de ter-se oposto a George W. Bush na questão da guerra do Iraque e no Patriot Act. Teve uma enorme projecção na década de 90, quando os republicanos tentaram destituir Bill Clinton, no famoso caso “Monica Lewinski”.

Apesar de não ter hipóteses de ter um grande resultado a nível nacional, se obtiver votações expressivas em alguns estados, isso poderá significar a vitória de Barack Obama. Georgia, Montana e Alaska são alguns dos estados referenciados.

Bob Barr pretende estar nos boletins de voto em pelo menos 48 estados. Em 2004, os democratas conseguiram retirar Ralph Nader dos boletins em alguns estados cruciais, como a Pennsylvania, através de estratagemas legais. A investigação das assinaturas de apresentação dos candidatos é um dos métodos normalmente utilizados, pois são encontradas muitas inválidas. Por enquanto, os republicanos não pretendem seguir a mesma estratégia relação a Barr. Veremos se as sondagens dos próximos tempos não os fazem mudar.


Responses

  1. Duvido que tenha influência. Os republicanos conhecem o caso Gore/Nader e quererão evitar isso para eles mesmos. Poderão não tentar evitar que Barr se apresente a votos, mas irão certamente resolver o problema entre as franjas de eleitorado mais viradas para s libertários com campanhas de mobilização massias.

    Por outro lado, os estados em que Barr parece estar mais fortes (os referidos Alasca, Montana e Georgia) deverão dar vitórias seguras e largas a McCain, pelo que uns pontos percentuais ali não influenciarão muito o resultado final. Posso estar enganado, mas creio que ele poderia ter mais influência na Virginia ou outros battleground states.

    Resumindo: não vejo Barr como um problema a não ser, talvez, para expôr eventuais inconsistências de McCain.

  2. Não me parece muito prudente afirmar que McCain vai ganhar com uma vantagem confortável nesses três estados.

    Em Montana Obama está á frente na última sondagem da Rasmussen (que não é conhecida por favorecer candidatos democratas), parece mesmo que com o Dakota do Norte forma um duo de Estados tradicionalmente Republicanos em que Obama poderá vir a fazer uma surpresa.

    A vantagem de McCain no Alaska também não é propriamente segura, e a sua posição no que diz respeito á extracção de petróleo nas reservas naturais do Alaska embora benéfica do ponto de vista do eleitorado nacional pode prejudicá-lo aqui. Uma visita de Barack Obama a este estado podia ser importante para a mudança do sentido de voto.

    A Geórgia é um caso mais complicado. Embora seja o estado em que provavelmente Barr vai ter a maior votação, este é o estado mais difícil para Obama ganhar. Obama têm estado sempre relativamente longe nas sondagens e este é um estado do “deep south”. A população afro-americana atinge os 30% mas mesmo assim é extremamente complicado. Seria mais fácil ganhar no Mississipi. Uma vitória de Obama na Geórgia significaria certamente uma vitória na eleição geral por uma margem confortável. É praticamente impossível imaginar um cenário concebível em que Obama ganhe na Geórgia e perca a eleição.

    Dito isto, parece-me que Barr pode vir a ter um papel importante nestas eleições se elas forem decididas por uma margem pequena. Resta saber se uma vitória de Obama nestes estados (Montana e Alaska) não implicaria também a vitória noutros estados que por si só resolveriam as eleições (Ohio principalmente, Iowa, Missouri, Indiana…)

  3. Eu sou da opinião do Daniel. Em estados muito renhidos, é possível que os votos de Barr possam “roubar” votos eleitorais a Mccain. Claro que é possível que Mccain consiga neutralizar a influência de Barr.

    E já agora, relembro a candidatura de Ron Paul. Apesar ser republicano, os seus apoiantes eram da corrente libertária, e acredito que alguns destes apoios vão para Barr. E Paul já disse que não vai apoiar Mccain.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: