Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 14, 2008

Pormenores da viagem de Obama

Barack Obama tem agendada para a próxima semana uma viagem ao Médio Oriente e à Europa, que promete ser uma prova de popularidade, especialmente no nosso continente.

Da comitiva de Obama vão fazer parte o senador democrata de Rhode Island, Jack Reed e o senador republicano Chuck Hagel, do Nebraska. Hagel é um crítico de George W Bush na questão do Iraque e o seu nome tem sido ventilado para VP de Obama. Apesar de ainda não ter declarado apoio a nenhum candidato, o senador do Nebraska já fez saber que ponderaria tal convite.

Foi também tornado público pormenores da sua visita ao Médio Oriente. Obama deverá estar em Israel durante o dia 22 de Julho, tendo previstas reuniões com o presidente Shimon Peres, o Primeiro-ministro Ehud Olmert, o Ministro da Defesa e líder do Partido Trabalhista, Ehud Barak, com a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni e ainda com Benjamin Netanyahu, líder do Likud. Em Israel deverá estar na cidade fronteiriça de Sderot, uma das mais penalizadas pelos rockets palestinianos, e ainda em Jerusalém. O dia seguinte deverá ser dedicado a visitar Ramallah, onde deverá encontrar-se com o presidente Mahmoud Abbas e ainda com o negociador palestiniano Saeb Erakat. Este não deverá ser um encontro fácil, depois de Obama ter defendido a unidade de Jerusalém sob domínio israelita, o que provocou sérias críticas da liderança palestiniana.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: