Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 22, 2008

Media favorecem Obama

Esta é a opinião de metade dos americanos, segundo uma sondagem da Rasmussen. A campanha de John Mccain tem-se queixado do tratamento recebido pelos media, criticas essas que subiram de tom com a recente cobertura da digressão externa do Obama, e ainda da recusa do NY Times em publicar um artigo de opinião de Mccain.

Na sondagem, 49% dos inquiridos considera que os jornalistas beneficiam Obama, enquanto apenas 14% defende que é John Mccain o favorecido. Apenas 24% pensa que a imprensa realiza uma cobertura equidistante dos candidatos.

Bill Clinton também se queixou do tratamento “injusto” que Hillary recebia da imprensa, em comparação com Obama. A novidade e o carácter histórico da candidatura do senador do Illinois podem explicar algumas coisas, mas a verdade é que ao lermos um jornal americano mainstream ou uma televisão (que não seja a FOX News), ficamos com a sensação que Obama é o seu candidato.

Adenda:

Dee Dee Myers escreve um excelente artigo, sobre a cobertura mediática desta campanha eleitoral, na Vanity Fair.

Anúncios

Responses

  1. Quando as coisas são feitas “às claras” não há muito a dizer. É habitual nos States os media apoiarem um candidato, o que quer dizer que o Editorial e (provavelmente) os artigos de opinião são tendencialmente favoraveis a esse candidato. O problema é quando isso também é reflectido na forma das notícias, ou no tempo da cobertura…

  2. Obama tem conseguido criar mais factos mediáticos, e a sua equipa tem sido mais competente. Parece-me uma evidência. Mccain critica o facto da cobertura jornalística que Obama está a ter na digressão internacional. A verdade é que ele não convidou a imprensa para ir com ele na viagem em Março, enquanto Obama convidou. Mas claro que ter os principais jornalistas das três cadeias (ABC, NBC e CBS) nacionais a acompanhar Obama é muito relevante.

    E parece-me que Mccain poderá ter alguma razão de queixa, tal como Hillary também teve neste processo. Mas isso até nem é novidade para os republicanos, que sempre tiveram os media conservadores ao seu lado, mas os restantes contra eles.

  3. Isto não espanta muito. Como é referido no post, a FOX news é o único media que tem uma agenda anti-democrata. Os restantes media conservadores não costumam ser particularmente anti-democratas, antes anti-democratas específicos. Isto é, se fosse Clinton, McCain não teria que se queixar de nada, uma vez que os media conservadores estariam a fazer chover notícias contra ela. Como é Obama, contra o qual eles nada terão (ainda não terão, tal como nada têm a favor), não há uma motivação especial para o combater. Por outro lado, McCain não entusiasma particularmente os conservadores, portanto não recebe nenhum apoio entusiástico.

    Já alguns jornais de referência, como o NY Times e o Washington Post, são mais conotados com a esquerda americana. Isso torna-os mais sensíveis a esses candidatos mas, acima de tudo, eles sabem que são esses os seus leitores-alvo, os quais pretendem ler mais sobre Obama. Os jornais fazem-lhes então a vontade.

    Por outro lado, o/a RPN tem razão. É normal os jornais americanos apoiarem um candidato mas já não é normal darem-lhe primazia nas notícias. A não ser que seja o próprio candidato a fazer as notícias. E, nesse aspecto, vê-se a diferença entre Obama e McCain. Obama faz uma campanha do século XXI, mantendo a iniciativa e tendo actividades mediáticas. McCain faz uma campanha do século XX, com pequenos town-meetings em celeiros ou em pequenos pavilhões, onde acaba por não chamar tanto a atenção dos media. Pelo menos até agora.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: