Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 24, 2008

Obama lidera preferências nos Judeus

Obama lidera nas preferências dos eleitores judeus, mas manifesta dificuldades em relação a um passado recente. Contrariamente ao que normalmente se lê em muita imprensa portuguesa, os judeus votam maioritariamente no Partido Democrata.

Segundo uma sondagem da Gallup de Junho, Obama tem 62% das intenções de voto desta comunidade, enquanto Mccain tem 29%. Mas estes números não são animadores, pois John Kerry teve 77% e Al Gore 79%. Desde 1992, que os democratas obtém mais de dois terços dos votos dos judeus, sendo que apenas em 1980, o Partido Republicano teve uma votação expressiva, com 39% dos votos em Ronald Reagan.

Obama está consciente das dificuldades e tem-se desdobrado em acções para contrariar esta tendência. No mês passado proferiu um importante discurso em Nova Iorque, perante uma organização judia, onde se comprometeu com a defesa intransigente de Israel. Nesta sua recente visita a Israel, procurou ganhar a simpatia e confiança dos seus líderes, e ontem esteve no Museu do Holocausto, e na cidade fronteiriça de Sderot, que tem sido massacrada por rockets palestinianos. É expectável Obama conquiste mais judeus americanos depois desta digressão.


Responses

  1. Al Gore 29%?
    Não há um erro nesses números?

  2. Pois… 79% é o número correcto.
    Obrigado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: