Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 24, 2008

Sondagens para todos os gostos

Quinnipiac/WSJ/WP

Colorado -Mccain 46, Obama 44

Michigan – Obama 46, Mccain 42

Minnesota – Obama 46, Mccain 44

Wisconsin – Obama 50, Mccain 39

Rasmussen

Florida – Obama 46, Mccain 45

Rasmussen

Minnesota – Obama 49, Mccain 37

Rasmussen

Colorado – Obama 49, Mccain 42

Rasmussen

Pennsylvania – Obama 47, Mccain 42

Rasmussen

New Hampshire – Obama 47, Mccain 41

PPP

Virginia – Obama 46, Mccain 44

Anúncios

Responses

  1. Estes resultados são um pouco incoerentes. Podem estar a acontecer três coisas, a meu ver: o período é pouco dado a sondagens fiáveis (verão, fim de aulas, férias), com certos grupos demasiado propensos a estarem fora das amostras; um excesso de sondagens e talvez um certo “cansaço” dos eleitores para darem respostas sinceras; as diferentes empresas estão a considerar de forma muito distinta o peso da indentificação partidária.

    Mas mesmo tendo em consideração estes dados, as sondagens estaduais são incongruentes, não apenas entre várias companhias, mas no interior das próprias. Não é lógico que Obama tenha +11 no Wisconsin e +2 no Minnesota, quando a demografia dos Estados é praticamente idêntica.

    E a Rasmussem em particular anda a mostrar dados estranhíssimos. McCain +10 no Ohio? Isso equivaleria a uma “impossível” vitória colossal na eleição geral, sendo além do mais difícil conciliar esse dado com uma vantagem de Obama na Florida. O último Democrata que ganhou na Florida tendo perdido no Ohio foi Roosevelt em 1944…

  2. Ainda assim, há três notas importantes.

    1) Ao contrário do que escrevem muitos jornalistas preguiçosos em Portugal, a eleição vai ser equilibrada. McCain é muito popular nos independentes, os Reps têm uma grande implantação no Sul e Oeste não-costeiro e Obama apresenta algumas fragilidades eleitorais consideráveis (inexperiência, juventude, dificuldade em apelar a um eleitorado de baixos rendimentos e aos mais idosos).

    2) As ligeiras mas constantes vantagens de Obama nas sondagens “nacionais” permitem considerá-lo neste momento favorito. Mas esta constatação deve ser acompanhada de grande prudência (ver ponto 1).

    3) Nos “battleground States” fundamentais há uma ligeira tendência pró-Obama, mas demasiado ténue para confortar o senador do Illinois. Obama não precisa de ganhar TODOS os swing states (Ohio, Florida, New Hampshire, Colorado, Michigan, Pensilvânia), mas o simples facto de não conseguir descolar em nenhum deles não pode deixar de preocupar seriamente a sua candidatura.

  3. Caro JGA,

    Parece-me que houve informação errada em alguns media (eu próprio fui vitima dessa má informação).

    A Rasmussen publicou uma sondagem que dá vantagem a Mccain, mas apenas por 6% (http://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/election_20082/2008_presidential_election/ohio/election_2008_ohio_presidential_election)

    Mas de facto há muitas incogruências nas sondagens, não só no Ohio, onde há sondagens dispares, mas também no Minnesota onde a Quinnipiac coloca os candidatos juntos, a Rasmussen abre uma vantagem enorme para Obama.

    Concordo em absoluto com as suas análises….

  4. Obrigado pela correcção, Nuno. De facto a sondagem no Ohio mostra apenas +6 para McCain. Só chega a +10 com os “leaners”. Ainda assim um resultado muito improvável, creio. Mas o Ohio – como é costume, aliás – vai ser um “battleground” tremendo.

  5. These polls mean nothing right about now…in politics we’re light years away from the election

  6. Yes.

    But clearly gives us the way the race is right now…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: