Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 28, 2008

Veeps VIII

Todos os dias podemos acrescentar mais nomes à já longa lista de potenciais candidatos a VP. Marc Ambinder oferece-nos hoje mais um nome para a shortlist de Mccain: Frederick Smith, CEO do Federal Express. A economia está no topo das preocupações dos eleitores, e já foram vários os empresários de sucesso referenciados para Mccain: Carly Fiorina, da HP ou Meg Whitman antiga CEO da eBay. Mas será difícil acreditar que o escolhido não será um político no activo.

Um estudo da Rasmussen indica que Mike Huckabee poderia ser a escolha mais consensual, seguida de Joe Lieberman. Esta sondagem avalia as respostas favoráveis e negativas aos nomes apresentados. Huckabee recebe 47% de respostas positivas e 39% negativas. Lieberman com 46/39, Tim Pawlenty com 22/21 e Bobby Jindal com 22/21 fecham o leque de candidatos com mais respostas positivas que negativas. Romney recebe 42% de respostas positivas, mas 48% negativas. Charlie Crist tem 23/29 e Sarah Palin 11/19.

Robert Novak (a quem hoje foi diagnosticado um tumor na cabeça) acredita que a principal razão para Mitt Romney estar no topo da shortlist de Mccain é a forte possibilidade de poder “oferecer” os 17 votos eleitorais do Michigan, o que seria a primeira vez desde 1988. Em artigo publicado no Chicago Sun Times, Novak diz que sondagens efectuadas pelos republicanos indicam que com Romney no ticket, Mccain poderá vencer com relativa facilidade o estado. O pai de Mitt Romney foi Governador do Michigan na década de 60.

Nos últimos dias, o nome do senador do Indiana, Evan Bayh, foi várias vezes referido com um sério candidato a VP de Obama. O Washington Post colocou-o mesmo como o mais provável escolhido para acompanhar Obama no ticket democrata. O Indiana poderá votar pela primeira democrata, desde 1964. Bayh poderia ajudar a concretizar esse cenário.

As hipóteses do dream ticket parecem cada vez menores. As constantes notícias indicam um panorama totalmente distinto. Obama tem consistentemente apostado numa mensagem de mudança, que seria afectada pela presença de Hillary Clinton no ticket. E não estão juntos há um mês, desde o seu encontro em Unity, no New Hampshire, o que pode ser interpretado como um afastamento entre ambos. Em entrevista à NBC, Obama descreveu o que será para ele um bom VP, e as características enumeradas não eram muito semelhantes ao perfil de Hillary Clinton.

Ben Smith refere, em nota publicada há poucos minutos no Politico, que o governador da Virginia, Tim Kaine, está “muito, muito próximo” do topo das preferências de Barack Obama. Segundo esta noticia, Kaine está a ser escrutinado muito seriamente pela equipa de Obama, pois é uma forte possibilidade. Além de poder ser importante para colocar a Virginia no lado democrata, Kaine pode ser importante para atrair o voto dos católicos, dos Blue Collar Workers e dos hispânicos.

Advertisements

Responses

  1. Speaking of Sarah Palin, here’s a quiz:

    1. Which McCain Veep pick is SIMULTANEOUSLY the safest AND boldest?

    ANSWER: Sarah Palin

    2. How can McCain SIMULTANEOUSLY attract both Hillary AND Bob Barr voters?

    ANSWER: Sarah Palin

    * * *

    And then there’s this from the Conservative Voice:

    “Desperately seeking Sarah
    July 26, 2008 10:00 AM EST

    By Stephan Andrew Brodhead

    Desperately seeking Sarah
    Americans need a little Palin Power

    Sarah Palin the current Governor of Alaska is John McCain’s ultimate choice for VP. I do believe a woman is next in line for the presidency. All Conservatives like her. She is popular in Alaska. Hillary supporters would relish her. She would solidify a 12 or possibly 16 year Republican executive.

    John McCain’s boring campaign is wearing thin. I need a little Palin Power to get me interested again. They would say “but she is only a half term Governor!” And your point is?

    That’s all I have to say about that!”


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: