Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 31, 2008

“Exército” virtual de Obama

A candidatura de Barack Obama tem sido extremamente eficaz na Internet. Repare-se: a mailing list de Obama possui oito milhões de membros, a rede social virtual, MyBarackObama tem um milhão. As suas páginas no Facebook/Myspace têm cerca de dois milhões de “amigos”. Por fim, mais de um milhão de pessoas contribuíram online para a sua candidatura, e este número não vai ficar por aqui.

O Techpresident especula o que o “Presidente” Obama fará com estes milhões de apoiantes, depois de se instalar na Casa Branca. Essa parte é ainda futurologia, porque não sabemos quem vai vencer Novembro. Mas há algo que é já uma certeza.

O que Obama já alcançou indica que o futuro da política será indissociável da Internet. Com estratégias virtuais, assentes no cidadão comum, que se envolve e dissemina a mensagem, é possível a políticos, sem apoio partidário ou das estruturas, chegarem longe. Barack Obama tem méritos e defeitos. E não surgiu nesta campanha completamente desprovido de suporte. Mas uma boa parte do seu sucesso, nomeadamente nas primárias, assentou neste movimento popular criado na Internet. Um pequeno exemplo: sem os seus milhões de apoiantes angariados na Internet, teria sido impossível vencer aqueles caucuses todos. E isso, como se sabe, garantiu-lhe uma vantagem fantástica em relação a Hillary Clinton.

Muito haverá para escrever e falar sobre a Web Campaign de Obama. Mas os números impressionam!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: