Publicado por: Nuno Gouveia | Julho 31, 2008

Carta aberta a Barack Obama

Uma serie de intelectuais e apoiantes de Barack Obama, entre eles Phil Donahue, Gore Vidal ou Jodie Evans, publicaram no The Nation, uma carta aberta a Obama a apelar à manutenção dos seus princípios.

Change We Can Believe In é um esforço no sentido de comprometer Obama com as posições mais liberais que assumiu nas primárias, e impedir que mude de ideias em diversos temas. Os sinais contraditórios existem, e segundo este grupo, Obama deverá manter o rumo, para vencer as eleições e mudar a América. As recentes posições centristas e moderadas, como o voto a favor da FISA, enfureceram estes apoiantes, que desejam o regresso às posições liberais. E eles nem sequer pedem a Obama para modificar a sua orientação em questões como a pena de morte, o Afeganistão ou Israel.

Para este grupo, não deverá haver concessões no plano de retirada do Iraque. Na economia, defendem um sistema público de segurança social, investimento público para criação de emprego, políticas proteccionistas de mercado, liberdade sindical e o reforço das leis do trabalho e regulação do mercado. As políticas ambientais de desinvestimento às energias fósseis, com o progressivo aumento nas energias renováveis são outra das exigências. Mantém o apelo à institucionalização de um sistema universal de saúde.

Estas são algumas das exigências deste grupo liberal, que pretende “amarrar” Obama aos sectores mais à esquerda do Partido Democrata. Entende-se o esforço, mas Barack Obama é inteligente e percebeu que terá que trilhar um caminho centrista e moderado, fazendo concessões à sua direita, e prejudicando alguns sectores mais à esquerda. Para vencer a Casa Branca, Obama nunca poderá ter posições demasiado radicais. Os últimos que o tentaram foram “massacrados” nas urnas, como George Mcgovern e Walter Mondale.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: