Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 3, 2008

Veeps X

Larry Sabato, que é da Virgínia, “apresentaTim Kaine ao grande público. Agora que o Governador da Virgínia está nos escaparates das noticias, apesar de ser um desconhecido para os americanos, Sabato, que acompanha a carreira de Kaine desde 1994, elabora um briefing sobre o possível VP de Obama. Vantagens: a empatia entre Obama e Kaine; ênfase na política doméstica; outsider de Washington; Virgínia, Battleground State; e as suas qualidades especiais: católico, nasceu no Minnesota, viveu no Kansas, e estudou no Missouri e Massachusetts, e livre de escândalos. Desvantagens: falta de experiência, nomeadamente em política externa; factor Hillary; o governo de Kaine na Virgínia; mudanças políticas na Virgínia.

Barack Obama vai estar esta quarta-feira no Indiana. O senador Evan Bayh, antigo apoiante de Hillary Clinton, é um dos mais referenciados para VP de Obama, e poderá estar presente nesta visita. Como seria de esperar, surgiram especulações que poderá ser anunciada a escolha de VP neste encontro. As hipóteses são muitas, até porque sempre se considerou que Obama iria anunciar a sua escolha antes dos Jogos Olímpicos. E estes começam na próxima sexta-feira.

Com o aproximar das convenções, os nomes possíveis para VP sucedem-se. Este fim-de-semana surgiram mais dois, e muito pouco conhecidos. Segundo a CNN, a Speaker Nancy Pelosi tem andado a promover o congressista Chet Edwards, do Texas. Numa entrevista este domingo, Pelosi referiu mesmo que espera que o escolhido a VP seja Edwards, que está a cumprir o nono mandato no Congresso. Outro congressista que saltou para o espaço mediático foi Eric Cantor, da Virgínia. Segundo informações recolhidas pelas CNN, Cantor está a ser analisado pela equipa de Mccain. Tem 45 anos, é judeu e está a cumprir o quarto mandato em Washington. É o número dois do GOP no Congresso.

O sempre bem informado Hot Air avisa que a escolha para VP de Mccain resume-se a Mitt Romney ou Tim Pawlenty. Especulação? Ou adivinhação? Pelas notícias que têm vindo a público, certeza não pode ser. Até porque ainda esta semana, Romney disse, numa entrevista a uma rádio de Denver, que não espera vir fazer parte do ticket republicano. Claro que acrescentou que qualquer republicano a quem fosse oferecido o cargo de VP deveria sentir-se orgulhoso. Não fosse Romney o republicano que mais tem procurado o lugar.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: