Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 4, 2008

Barack Obama lança ofensiva “energética”

Sejamos justos: nas últimas semanas, a campanha eleitoral tem andado a reboque das propostas de John Mccain. Ora é a sua estratégia para o Iraque, que foi confrontada pelo plano de retirada de 16 meses de Obama, ora foi o plano de exploração da costa por plataformas petrolíferas de Mccain. Esta semana, tal como os últimos dias, deverá ser dominada pela discussão da proposta energética de Obama. O consenso entre os políticos americanos parece ameaçar, de forma definitiva, o poder que os países produtores de petróleo detêm na política externa americana. Uma administração Mccain ou Obama irá começar a reduzir de forma significativa esta influência, que é nefasta para os interesses norte-americanos.

Na semana passada, Obama defendeu que poderia concordar com o fim do impedimento da exploração petrolífera na costa dos Estados Unidos, se isso implicasse um plano energético que contemplasse a aposta nas energias renováveis, e o fim da dependência energética dos Estados Unidos de países estrangeiros.

Num discurso ontem no Michigan, Obama disse que “a dependência em petróleo é uma das mais perigosas e urgentes ameaças que o país alguma vez sofreu”. O seu plano contempla, entre outras coisas, aumento de impostos às grandes corporações de petróleo, criação de 5 milhões de emprego ligados a energias “verdes” e eliminar a necessidade do petróleo do Médio Oriente em 10 anos. Para isto, pretende também explorar as reservas petrolíferas americanas. A rever nos próximos dias.

Advertisements

Responses

  1. Barack Obama pediu a seu partido que dê pleno poder de voto aos delegados de Flórida e Michigan durante a convenção nacional partidária que oficializará sua candidatura à Casa Branca.Estranho já que, depois de meses de debates, o Partido Democrata decidiu, em maio, que cada delegado dos Estados teria direito a meio voto, como punição por terem adiantado a data de suas primárias.

  2. E hoje é o aniversário de Obama: 47 Anos…

  3. Caro Leandro,
    Já era esperado que, resolvida a contenda democrata, atribuissem a totalidade dos votos às delegações destes estados. Afinal de contas, são dois swing states importantes, e todos os votos vão contar…

    Abraço

  4. porque vocés não para de poluir o ar artismoférico


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: