Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 9, 2008

A queda de John Edwards?

Em 1999, em pleno escândalo de Mónica Lewinski, um Senador disse o que pensava sobre Bil Clinton: “Penso que o presidente demonstrou desrespeito pelo seu cargo, pelas dimensões morais da liderança, pelos seus amigos, pela sua esposa e sua filha”. O seu nome era John Edwards.

O caso extra matrimonial de John Edwards é bem capaz de ter sido o último capítulo de uma brilhante carreira política, que chegou a prometer chegar à Casa Branca. Eleito em 1998 para o Senado, Edwards era um advogado de sucesso, tendo feito fortuna na barra do tribunal em defesa dos consumidores contra grandes empresas. Nas primárias de 2004 não conseguiu obter a nomeação, mas impressionou os Estados Unidos, ao ponto de ter sido escolhido por John Kerry para seu Vice-presidente. Para a candidatura em 2008, abandonou o discurso centrista, e virou à esquerda, assentando a sua candidatura na mensagem anti-pobreza. Não fosse este o ano de Barack Obama, e talvez tivesse tido a oportunidade de derrotar Hillary Clinton. As sondagens da época indicavam que era o democrata que mais facilmente derrotaria os seus opositores republicanos. E era um nome que constava nas preferências de Barack Obama para VP. Ontem, essa possibilidade deixou de existir.

Claro que declarar a morte política por um caso destes é precipitado. Veja-se o próprio caso de Bill Clinton. Mas a breve prazo, Edwards estará condenado ao ostracismo político. Não vai ser candidato a VP, e nem sequer deverá ter um palco na Convenção Democrata para discursar.

A hipocrisia em política paga-se caro. Admiro as qualidades políticas de John Edwards. Mas não soube lidar com este caso. Deveria ter assumido desde o inicio e não manter a mentira. Além de que teve no passado posições moralistas, que agora não lhe ficam bem. Veremos se continuará a ser uma voz activa no Partido Democrata.


Responses

  1. O cerco aperta-se a Obama. Cada vez fica mais azedo não escolher Hillary. Irá escolher?
    Minha opinião: escolha hillary e ganha; não escolhe perde.

  2. E assim cai em desgraça um político que estava destinado a ser o campeão da ala esquerda do partido democrata e quem sabe um dia, presidente dos E.U.A.

    Já se viram coisas mais estranhas, mas nos próximos tempos Edwards vai andar afastado dos meios políticos. Quem sabe um dia volte… De qualquer forma com a posição de Attorney General que lhe poderia assentar bem no caso de Obama vencer as eleições não ficará de certeza.

    Este escândalo e a guerra na Ossétia do Sul vêm num timing complicado para os democratas. Vamos ver como Obama se aguenta nas sondagens. Estas eleições estão-se a tornar cada vez mais imprevisíveis e apaixonantes de seguir.

  3. Tenho dúvida quanto a essa escolha.Se ele chamar Hillary pra sua vice, pode estar munindo os republicanos de uma infinidade coisas pra falar mal da chapa, isso por que existem centenas de discursos da senadora e de seu marido falando mal de Obama.Nos ultimos dias mesmo vi um comercial de McCain usando Hillary, nele a senadora elogia o republicano e fala mal de Obama…por outro lado se Hillary se for escolhida pode causar de vez a união do já tão dividido partido democrata, porém não é a minha aposta: acho que ele está entre Bayh e Kaine…é esperar pra ver, só restão 15 dias para a convenção mesmo.

  4. Escolher Hillary é muito arriscado, principalmente pela campanha negativa que ambos protagonizaram nas primárias, e que agora seria usado até à exaustão por Mccain. Eu também acho que Kaine e Bayh estão na linha da frente….

  5. Caro Daniel Ferreira,

    O seu comentário foi para o spam. Apenas há pouco fui verificar o Spam e encontrei lá o seu comentário.

    Edwards tem um futuro negro e incerto. Duvido que consiga recuperar a aura vencedora. Certamente os americanos não esquecem a sua hipocrisia moralista… E ao que parece, mais pormenores têm sido revelados sobre a sua relação extra-matrimonial….


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: