Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 11, 2008

Mccain defende resposta da NATO na Geórgia

A Rússia invadiu a Geórgia e John Mccain considera que os Estados Unidos deviam defender o aliado. Num discurso muito agressivo contra a Rússia, Mccain pediu uma resposta forte contra a “agressão russa”, que deve incluir uma reunião de emergência da NATO, para exigir “um cessar-fogo imediato, discussões sobre uma força de paz na Ossétia do Sul, e ainda sobre as relações futuras entre a NATO e a Rússia.

O candidato republicano mantém desde o inicio desta campanha uma retórica severa contra a Rússia de Vladimir Putin, tendo já defendido a expulsão do país do G8. Nesta resposta, Mccain pediu também a reunião de emergência dos Ministros dos Negócios Estrangeiros do… G7.

De referir que durante o fim de semana, os dois candidatos falaram ao telefone com o Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili.


Responses

  1. Na verdade, ao dizer G7, McCain não comete nenhum erro. O termo G8 é dos jornalistas. O termo para a reunião desses países é, habitualmente, G7+Rússia.

    De resto, é uma mensagem para os hawks americanos, nada mais. Caso fosse presidente e decidisse enviar soldados para a Georgia (o que se depreende em “defender o aliado”), McCain enfrentaria uma revolta no Pentágono e um possível impeachment no congresso.

  2. A intenção de Mccain ao referir G8 foi propositada. Tal como ele já defendeu no passado a expulsão da Rússia deste grupo…

    A sua mensagem não é diferente do que Barack Obama defendeu:
    http://politicalticker.blogs.cnn.com/2008/08/11/obama-moves-closer-to-mccain-on-russia-stance/
    Não me parece que nem Mccain, nem alguém nos EUA deseje um confronto com a Rússia. A estratégia é meramente diplomática…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: