Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 12, 2008

Geórgia “ajuda” Mccain?

Apesar da guerra fria ter terminado há quase duas décadas, o sentimento anti-russo ainda persiste nos Estados Unidos. E o ataque de Putin à jovem democracia pode auxiliar a candidatura de John Mccain. Não é por acaso que, depois de uma reacção inicial mais suave, Barack Obama assumiu uma postura mais dura em relação à intervenção russa na antiga república soviética.

Segundo todas as sondagens, os americanos consideram que John Mccain é o mais capaz de lidar com a política externa, um dos poucos tópicos em que ultrapassa Obama. E esta crise internacional surge na melhor altura para Mccain. A Geórgia é um aliado dos Estados Unidos, e ainda ano passado, Barack Obama e John Mccain votaram no Senado uma proposta para sua integração na NATO. Este estado tem 2 mil soldados no Iraque e tem sido um fiel aliado dos Estados Unidos. Uma posição dura de Mccain contra a Rússia agrada os americanos, e Obama, ao ir atrás pouco ganha na opinião pública. Ter outra posição seria catastrófico. Por isso, crises como esta nunca serão favoráveis a Obama nesta campanha.

Advertisements

Responses

  1. Pode acontecer, como em outros países, de o povo americano votar mais com o bom senso e menos com ideologia. Os americanos estão escaldados com políticas brucutus, vão pensar duas vezes antes de se meter em outra.

  2. Concordo com a análise, embora ache o contrário dos americanos.

    Aliás, até poderia dar um passo mais longe e dizer que não me espantaria ter visto um dedo de Putin nesta história toda da Geórgia para influenciar as eleições americanas. Putin dá-se bem com líderes fortes (Bush caiu-lhe nos braços e McCain não poderia ter muita moral para condenar acções militares com as posições que tem) e preferirá certamente um candidato mais agarrado ao petróleo do que um que prefere as energias alternativas. Pelo menos na retórica de campanha (e mesmo considerando que McCain é o republicano mais “verde” de que há memória).

    Mas isto já são especulações minhas que pouco têm a ver com a campanha em si.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: