Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 13, 2008

Veeps XIII

Hagel VP de Obama? Essa opção poderia não ser encarada de forma positiva por ambos os partidos. Pelo menos é o que defende Anna Jo Bratton no Real Clear Potitics. Chuck Hagel é um republicano, amigo de longa data de John Mccain, mas que se revoltou contra George W. Bush, por causa da guerra do Iraque. Recentemente viajou com Barack Obama ao médio oriente, e especulou-se sobre a possibilidade de ser o VP. Ainda ontem disse que vai manter-se de fora destas presidenciais. Segundo este artigo, Hagel iria enfurecer a base liberal, que o considera um típico conservador, que apenas se distingue por ser contra a guerra do Iraque. Os republicanos também não acreditam nessa possibilidade, pois a sua personalidade seria incompatível com Obama, além de ter um pensamento demasiado conservador para fazer parte de um ticket do Partido Democrata.

Carl Hulse analisa os prós e contras do senador do Indiana, Evan Bayh, um dos mais falados para VP de Obama. Um dos aspectos mais negativos deste antigo apoiante de Hillary Clinton foi o seu apoio à intervenção no Iraque, tendo sido um dos democratas que mais se empenhou no apoio do Senado. O moderado senador poderia acrescentar um centrismo necessário a Obama, e ainda colocar o seu estado no lado democrata, pela primeira vez desde 1964. A sua experiência executiva (2 mandatos como Governador do Indiana) seria também uma preciosa ajuda, além que, por ter sido apoiante de Clinton, poderia acalmar os ânimos dos apoiantes da Senadora de Nova Iorque.

Rob Portman poderá estar fora da shortlist de John Mccain. Depois de várias vezes abordado pelos media sobre o tema, Portman disse que não lhe foram pedidas informações financeiras por parte da candidatura de Mccain. O processo de escolha de um candidato a VP inclui uma fase de averiguações, que inclui investigações sobre o passado. Para não haver surpresas negativas, como em 1972, quando George McGovern escolheu Thomas Eagleton, mas depois descobriu-se que tinha tido problemas mentais. McGovern foi obrigado a optar por outro VP, Sargent Shriver. Mas o mal estava feito e Richard Nixon venceu em 49 estados.


Responses

  1. Li outro dia um artigo que dizia que o melhor vice pra Obama seria Al Gore, segundo o artigo a escolha dele provocaria a união geral dos democratas que não engoliram sua derrota em 2000 e seria melhor escolha que Hillary ou qualquer outro.Reconheço que Al Gore seria um bom vice, Nobel da Paz, aclamado entre os democratas, o anti-Bush, mas assim como a citação em questão eu acho que não será essa a opção de Obama…continuo apostando em Kaine ou Bayh.

  2. Eu também acho que se Obama conseguisse convencer Al Gore a ser seu Vice, esse seria um ticket quase imbatível. O problema é que não acredito que Gore deseje esse cargo outra vez…

    A minha aposta também é em Kaine ou Bayh.

  3. E Al Gore não discursa na Convenção Democrática?

  4. “E Al Gore não discursa na Convenção Democrática?”

    Excelente pergunta. O keynote speech de segunda vai ser de Michelle Obama, na terça de Mark Warner e na quinta de Barack Obama. Falta o de quarta-feira, que será do VP….

    Será que Al Gore não vai discursar na Convenção, logo no ano em que venceu o Prémio Nobel? Nos próximos dias o saberemos…

  5. Também senti a falta do nome dele…
    Será que Obama o convenceu?
    Não creio muito, mas…

  6. Lembrei-me agora que ainda há uma vaga importante: discursar antes de Barack Obama. Para esse dia ainda só vi o nome do Governador do Colorado. E não me parece que Bill Ritter seja um nome suficientemente grande para ter direito a prime-time…

    Al Gore seria um excelente tónico para 75 mil pessoas no estádio, e as milhões em casa…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: