Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 15, 2008

Sondagens (NC, MN, CO, VA, WA, NV, FL, WI, PA, NJ)

Esta semana foi pródiga em sondagens de estados cruciais. E a conclusão que podemos retirar é que a sondagem nacional da Gallup de hoje resume o estado da corrida: empate técnico. Não vale a pena tecer grandes considerações. Obama lidera nos estados que Kerry ganhou e Mccain nos que deram a vitória a Bush. Nota-se as dificuldades do candidato republicano, mas nada de irrecuperável. A acompanhar nos próximos tempos.


Responses

  1. Caro Nuno,

    “E a conclusão que podemos retirar é que a sondagem nacional da Gallup de hoje resume o estado da corrida: empate técnico.”

    Discordo que exista um empate técnico. As sondagens que apresenta estão de acordo com isto: http://www.pollster.com/pollsterstart.swf

    E como se pode verificar entre os estados “strong democrat” e “lean democrat” Obama detém 284 votos eleitorais – o que lhe daria a nomeação mesmo perdendo todos os restantes estados em discussão. McCain aproximou-se de Obama nos últimos tempos, mas ainda não chegou a uma situação que se possa apelidar de “empate técnico”, especialmente tendo em conta a distribuição do colégio eleitoral nos EUA.

  2. Claro que a corrida, apesar de tudo, parece resumir-se a um estado. Quem ganhar o Ohio, ganha a eleição. Por exemplo aqui:

    http://www.fivethirtyeight.com/

    Atribui-se uma probabilidade de 17,76% de Obama vencer as eleições perdendo Ohio. Já se McCain perder Ohio, fica com 1,92% de hipóteses de vencer a corrida.

  3. Não querendo alongar-me muito na explicação do “empate técnico”, a verdade é que a esmagadora maioria das sondagens nacionais dão resultados dentro da margem de erro. Não será um empate técnico na verdadeira acepção da palavra, pois Obama tem uma ligeira vantagem.

    Mas nota-se nas sondagens nacionais e em alguns cruciais swing states, um equilíbrio muito acentuado. Os estados em amarelo, no pollster, caiem todos para Mccain, excepção do Montana e Colorado. É preciso ter calma na análise nestes resultados. Obama está a frente, mas a vantagem que detém é muito curta. Daí a podermos falar em verdadeiro empate técnico, já em muitas sondagens, a diferença não é muita.

    Abraço

  4. “Os estados em amarelo, no pollster, caiem todos para Mccain, excepção do Montana e Colorado.”

    Não contesto. Mas, por exemplo, no FiveThirtyeight, que linko no segundo comentário, isso é tido em conta e a previsão mantém-se 287,8 para Obama e 250,2 para McCain. Ou seja, aquilo que é considerado na Pollster “Toss Up State” cai quase tudo para o lado de McCain – a que as recentes boa investidas do candidato republicano não são alheias. Mas Obama mantém a vantagem no Ohio – ou seja, o meu ponto é que o empate técnico não pode ser avaliado nas sondagens nacionais, mas nas sondagens estado a estado e muito especialmente na sondagem respeitante ao Ohio.

  5. Não gostei destas sondagens..houve um crescimento do bruxo republicano em alguns lugares onde Obama liderava com folga..ainda continuo com um pé atrás em relação ao flutuante eleitorado Americano..detalhe:Segundo a minha Tia que reside na Carolina do Norte,o eleitorado negro vai dar a vitória a Obama naquele Estado.Ela não acredita em vitória de Mcain.

  6. “o meu ponto é que o empate técnico não pode ser avaliado nas sondagens nacionais, mas nas sondagens estado a estado e muito especialmente na sondagem respeitante ao Ohio”

    Concordo. O que é mais relevante são as sondagens estaduais. E que o Ohio poderá voltar a decidir… Mas atenção também à Virgínia, Michigan e Colorado.

    Caro Rómulo. A vitória de Obama na Carolina do Norte vai depender da afluência do voto negro, e também se Obama consegue recuperar um pouco nos brancos. Mas a vantagem ainda é de Mccain…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: