Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 18, 2008

A importância do Ohio

George W. Bush bateu John Kerry no Ohio por pouco mais de 100 mil votos. Caso tivesse perdido, e apesar da vantagem nacional de 3 milhões de votos, teria sido derrotado pelo candidato democrata, o inverso do que aconteceu em 2000.

Para este ciclo eleitoral, este estado é novamente apontado por diversos analistas como decisivo. Apesar dos bons resultados que Obama parece ter nas sondagens em estados tradicionalmente republicanos, como a Virgínia, Carolina do Norte ou Montana, o candidato democrata poucas hipóteses terá se perder no Ohio, um estado que é uma espécie de fiel da balança. Por exemplo, os republicanos nunca ganharam umas eleições presidenciais sem vencerem neste estado do Midwest. Para atestar a sua importância, vários políticos já foram referenciados para o cargo de VP, casos do governador democrata Ted Strickland ou do antigo congressista republicano Rob Portman.

Olhando para a última sondagem, publicada hoje pela Public Policy Polling survey, podemos concluir que tudo está em aberto. Mccain e Obama têm ambos 45% das intenções de voto, com 10% de indecisos. Barack Obama perdeu aqui as primárias para Hillary Clinton, e só tem o apoio de 75% dos eleitores que se definem como democratas, enquanto Mccain tem o apoio de 89% dos republicanos. Mas Obama lidera nos eleitores independentes, com 45% contra 28% de Mccain.

Atenção ao Ohio, cujos 20 votos eleitorais podem muito bem voltar a decidir o nome do próximo Presidente dos Estados Unidos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: